Representantes do Vale da Grama, origem popularmente conhecida no mercado de cafés especiais, apresentou o café da região aos mais de mil participantes, de 20 países, do 9º Coffee Dinner & Summit, realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) nos dias 25 e 26 de maio, em São Paulo (SP).
O evento, que se destaca como um dos principais fóruns globais da cafeicultura, reuniu vários líderes de todos os segmentos cafeeiros do Brasil e do mundo, com o objetivo de promover a prospecção de negócios, criar oportunidades comerciais, compartilhar experiências e fazer networking, aproximando os players do agronegócio e os apaixonados por café.
A participação do Vale da Grama ocorreu no estande do Sebrae, onde foram realizadas degustação e promoção dos cafés especiais da região. Segundo o Gestor de Agronegócio da entidade, Junior Correia, há vários anos essa origem produtora se destaca pela produção e pela comercialização de cafés especiais, em uma área muito próspera para a cafeicultura.
“É válido ressaltar o exímio trabalho realizado por pequenos produtores, que têm utilizado boas práticas de colheita e pós-colheita, práticas ambientais sustentáveis, como recuperação de áreas degradadas, através do plantio de mudas nativas, além do estímulo à aplicação dos critérios ESG, em pequenas e médias propriedades, aumentando os indicadores ambientais, sociais e econômicos, o que eleva os cafés da região ao nível de excelência, capaz de atender à demanda de todo o mundo”, comenta.
Ele completa que o Vale da Grama já é reconhecido pelo mercado cafeeiro como uma região excepcional para a produção cafeeira: “Haja vista a alta expressão, as premiações e os reconhecimentos que vem obtendo nos concursos nacionais e internacionais”.
O Vale da Grama está situado em um planalto, entre duas montanhas da Serra da Mantiqueira, localizada em São Sebastião da Grama, município do interior do estado de São Paulo, que faz divisa com Minas Gerais.
Coffee Dinner & Summit
Realizado pelo Cecafé, sob o tema “Crescimento da produção: seus desafios e oportunidades em tempos de ESG”, o 9º Coffee Dinner & Summit promoveu o debate e a reflexão a respeito dos desafios econômicos, climáticos, regulatórios, logísticos e, principalmente, sobre as iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelo Brasil e demais nações cafeeiras, as quais respeitam os critérios da governança socioambiental.