Os cafés especiais brasileiros marcarão presença na Expo Dubai. Ao todo, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) levará sete diferentes marcas. Desses cafés, três são originários de produtores que participam do projeto setorial Brazil: The Coffee Nation, desenvolvido pela Apex-Brasil em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), cujo objetivo é promover os cafés especiais brasileiros no exterior.
Desde o dia 1º de outubro, o evento abriu as portas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e ficará disponível até 31 de março de 2022, expondo os pavilhões dos países participantes. A expectativa é atrair 25 milhões de visitantes de todo o mundo com o intuito de explorar inovações, ideias, avanços científicos e tecnológicos.
As marcas escolhidas para serem servidas no pavilhão do Brasil são: Santa Lúcia, Espírito Santo, Lady Marmalade, Crazy Coffee, Rancho Grande, Santa Edwirges e Bom Jardim. Comercializadas pela Gold Box, todas elas são de grãos torrados, cultivados a mais de 900 metros acima do nível do mar, em condições para garantir a excelência na produção.
Segundo a BSCA, em 2020, o país obteve receita total de US$ 1,804 bilhão com a exportação realizada por empresas apoiadas pelo projeto, superando a projeção estipulada de US$ 1,015 bi e apresentando crescimento de 6% sobre o desempenho registrado em 2019 (US$ 1,701 bi).
A diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, destaca que a Expo Dubai é um ambiente muito relevante, já que os Emirados Árabes Unidos (EAU) estão na lista dos mercados-alvos do projeto, tanto para os cafés crus, in natura, quanto para o produto torrado e moído.
"O conceito do projeto para a Expo Dubai sintetiza a escolha feita pelo setor dos cafés especiais para posicionar o Brasil como a nação que, além de ser dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés, dedica seus esforços, conhecimento técnico e experiência secular para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental, mantendo os tradicionais e atraindo novos clientes para nossos cafés especiais", comenta Vanusia.
Certificação
As três marcas servidas no Pavilhão do Brasil que fazem parte do projeto Brazil: The Coffee Nation – Rancho Grande, Santa Edwirges e Bom Jardim – já são comercializadas em Dubai pela importadora de luxo Gold Box Roasters, uma marca de origem inglesa especializada em cafés gourmets, com lojas em Londres e Dubai. Os cafés Rancho Grande e Santa Edwirges são produzidos nas fazendas homônimas, em Éloi Mendes, no Sul de Minas Gerais. Já o café Bom Jardim é representante da região de Alta Mogiana, no interior de São Paulo.
O Rancho Grande contêm grãos da variedade topázio, que passam por processo de produção natural, desenvolvendo notas de maracujá, abacaxi, chocolate e caramelo. O Santa Edwirges é um café mais doce, com corpo longo, acidez controlada e notas de frutas vermelhas, 100% arábica. Os dois cafés possuem certificação UTZ, que garante responsabilidade socioambiental e segurança alimentar do produto. O Bom Jardim tem aromas de groselha preta, framboesa, uva e fundo de caramelo e sua produção é orgânica.
O diretor administrativo da Fazenda Rancho Grande, Flávio de Oliveira Reis, comenta que produz cafés especiais há 10 anos. A produção anual do café de alto padrão chega a 1.600 sacas, sendo que as exportações para Dubai são de um contêiner/ano no volume de 320 sacas de 60 kg. A expectativa é de que, depois da Expo Dubai, esse volume chegue a cinco contêineres anuais.
O diretor da Fazenda Santa Edwirges, Hugo Felizali de Brito, também destaca que a Expo pode abrir portas no mercado crescente asiático. "Esperamos atingir uma marca de mais 10 contêineres após e durante o evento, podendo aumentar ainda mais com a crescente demanda. Ir à Expo Dubai é uma conquista enorme, pois temos trabalhado a qualidade e sustentabilidade de nossos cafés por décadas e significa muito representar o importante setor cafeeiro brasileiro na maior exposição do mundo", afirma.
Segundo os produtores, a parceria entre a Apex e a BSCA com o projeto Brazil: The Coffee Nation foi um elo importante para chegarem ao mercado externo, principalmente no caso da Expo Dubai. "Todo nosso esforço na produção de cafés de qualidade somente é valorizado e reconhecido com parcerias como esta", conclui Hugo.
Os Emirados Árabes e o café
Com uma longa tradição de consumo de café, já que a planta foi descoberta na Etiópia e levada para a Arábia Saudita no séc. XV, os países árabes são um mercado promissor para o café brasileiro. Dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) mostram que, de janeiro a agosto de 2021, o Brasil exportou para os EAU 93,8 mil sacas ou 0,35% do total de exportações, com receita de US$ 12 milhões. E esse volume tende a crescer.
Segundo estudo da Apex-Brasil, sobre o mercado de bebidas quentes nos países árabes, a grande população de estrangeiros dos EAU contribui para o aumento do consumo deste tipo de bebida, havendo preferência por cafés de excelência. Jovens consumidores de alta renda também preferem produtos com Certificação de Origem e cuja produção seja sustentável, como os cafés brasileiros que serão servidos no Pavilhão do Brasil na Expo.
Outro ponto positivo para os exportadores brasileiros é a ausência da cobrança de Imposto sobre Valor Agregado (IVA), proporcionando vantagens em relação a outros mercados. Além disso, o estudo também destaca que 82% do PIB dos EAU provém de exportações, pois o país é um hub exportador para o Oriente Médio e Ásia.
Cup of Excellence 2021
Com olho nesses e em outros mercados internacionais, a produção dos cafés especiais brasileiros tem firmado sua qualidade a cada dia. Prova disso são os resultados da fase Nacional do Cup of Excellence - Brazil 2021: dos 743 lotes inscritos, 203 tiveram nota acima de 86 pontos e 125 receberam pontuação igual ou superior a 87 (a qualificação vai de 0 a 100). Clique aqui e confira a lista dos 40 finalistas.
O concurso é o principal evento para qualificar cafés em todo o mundo e, no Brasil, é realizado pela BSCA em parceria com a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).