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Cafés do Cerrado Mineiro serão vendidos na Whole Foods Market nos EUA

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/04/2018

3 MIN DE LEITURA

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Uma loja do Whole Foods Market, recentemente adquirida pela Amazon e o Central Market, ambas em Austin, no Texas, receberão cafés exclusivos da safra 2017/2018 da Região do Cerrado Mineiro. Os cafés da região são os únicos que recebem a denominação de origem para cafés no Brasil.

O Cerrado Mineiro é a primeira região produtora brasileira demarcada a posicionar seus produtos com Selo de Origem e Qualidade no mercado americano. Os lotes são resultantes do trabalho do Coffee Hunter Joel Shuler, da torrefação americana Casa Brasil Coffee, especialista em cafés brasileiros e também dos produtores que apresentaram cafés extraordinários e com perfis únicos.

Joel tem uma relação muito próxima com o Brasil e em sua torrefação busca sempre valorizar os cafés brasileiros, suas características e as histórias por trás de cada um deles. Como ele explica “é simples, amo o Brasil e amo os cafés brasileiros”.

Durante a safra de 2017, Joel e sua equipe visitaram vários produtores da Região do Cerrado Mineiro. Muito mais do que conhecer as lavouras, o trabalho do Coffee Hunter é também ouvir as histórias, as experiências de cada produtor, o sentimento e o trabalho empregado para que cada lote possa expressar características únicas.

Para o Superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, este projeto tem total convergência com os propósito da Região do Cerrado Mineiro. “Este projeto representa um dos pilares de nosso propósito de marca que é de conectar os produtores aos consumidores, trazendo assim valor e percepção para a denominação de origem Cerrado Mineiro e acima de tudo, é um projeto que envolve coordenação de cadeia, pois engloba produtores, cooperativas, exportador, torrefador, duas grandes redes de varejo e rastreabilidade de ponta a ponta, levando origem controlada ao consumidor americano”, explicou Tarabal.

Amostras de café dos talhões foram colhidos e Joel Shuler conduziu perfis de torra até chegar aos mais adequados para cada café. Joel acompanhou de perto a condução da colheita, a secagem e o preparo de cada lote selecionado, ou seja, os lotes apresentam características exclusivas, que apenas esta torrefação poderá oferecer ao mercado americano.

O Coffee Hunter Joel Shuler explica que a Casa Brasil sempre procurou ser inovadora e líder no mercado de cafés especiais nos Estados Unidos. “Nós fomos a primeira empresa a focar somente em cafés brasileiros de alta qualidade, numa época em que o Brasil não tinha se estabelecido como fonte de cafés gourmet. Xícara por xícara fomos conquistando clientes, quebrando paradigmas e mostrando a qualidade já existente nos cafés do Brasil. Hoje, a Casa Brasil é mais uma vez pioneira, representando a Denominação de Origem da Região do Cerrado Mineiro. Acreditamos no valor agregado pela Denominação de Origem, tanto para nossos clientes quanto para nossos parceiros produtores, e é um orgulho estarmos juntos com o Cerrado Mineiro nesse momento tão inovador e tão importante para o café”, explicou Shuler.

Os Cafés da Região do Cerrado Mineiro começarão a chegar gôndolas dos mercados americanos na última semana de abril e irão acompanhados do Selo de Origem e Qualidade Região do Cerrado Mineiro, garantia da autenticidade e qualidade do café, além de toda comunicação voltada para a valorização dos produtores e de suas experiências.

Cristiane Yuki Minami, participante do projeto, é bisneta de cafeicultores e para ela ver o café de sua família acessando esses mercados é a realização de um sonho antigo e que ressalta que a família tem seguido o caminho certo em busca da qualidade. “Estar no Whole Foods é muito especial, pois vejo uma convergência de valores quanto à alta qualidade de seus produtos, valorização da origem e do produtor. Para mim e minha família é uma honra fazer parte desse projeto conduzido pela Casa Brasil Coffees e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado que unem local e global por meio dessa bebida universal que é o café.  Vejo que este projeto entrega valor: cafés com história, identidade, nome e sobrenome que estão disponíveis aos seus exigentes consumidores. Fazer parte desse seleto grupo prova que estamos no caminho certo”, explicou Minami.

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