A maior nota da 15ª edição do Concurso de Qualidade do Café do Estado de São Paulo, realizado na Associação Comercial de Santos (ACS), ficou com o município de São Sebastião da Grama. Clayton Mapelli Cerri, da Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama, Sítio Anhumas, conquistou 9,08 pontos na categoria de preparo Microlotes e ficou no topo da lista. O resultado foi divulgado na manhã desta terça-feira (1/11).
Jurados avaliam os cafés no da 15ª edição do Concurso de Qualidade do Café do Estado de São Paulo // Foto: ACS/ Divulgação
Já na categoria de preparo Cereja Descascado e Despolpado, Homero Teixeira de Macedo Jr, também da Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama, Fazenda Recreio, do mesmo município, ficou em primeiro lugar e levou 8,97 pontos (segundo lugar da listagem geral).
Com a mesma pontuação, Adonis Cerri, da Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama, Fazenda da Mata, São Sebastião da Grama, venceu na categoria Natural (e empatou na listagem geral com o vencedor da categoria Cereja).
Para o presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, a realização do 15º Concurso de Qualidade do café do Estado de São Paulo na Associação Comercial de Santos confirma a tradição e a credibilidade da Instituição. “O café é parte da história da ACS. A cada ano, seja na produção, exportação ou em concursos desse nível, o Brasil confirma sua liderança mundial no setor. Parabéns aos participantes. Na prática, todos são vencedores.”
As avaliações e testes do concurso foram realizados pelos jurados na última quinta-feira (27/10) na sala de Classificação e Degustação de Café da ACS ao longo de todo o dia. Este ano, do total de 60 inscritos, 33 concorreram na categoria de preparo Natural, 17 em Cereja Descascado e Despolpado e 10 na Microlotes.
Com a divulgação dos 10 finalistas, o concurso passa para a fase de leilão desses lotes. De 3 a 9 deste mês podem ser enviados os lances para o e-mail camarasetorial@sindicafesp.com.br. Confira os 10 finalistas:
Categoria Microlotes
1- Clayton Mapelli Cerri - Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama
Sítio Anhumas - São Sebastião da Grama
Nota: 9,08
2- Juliana Aparecida Alvarez de Campos - Associação Agropecuária Barra Grande de Caconde
Sítio Novo – Caconde
Nota: 8,81
Categoria Cereja Descascado e Despolpado
1- Homero Teixeira de Macedo Jr. – Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama
Fazenda Recreio - São Sebastião da Grama
Nota: 8,97
2- Lucia Maria da Silva Dias – Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama
Fazenda Santa Alina - São Sebastião da Grama
Nota: 8,96
3- Laura Luiza Del Guerra Vergueiro – Cooopinhal - Cooperativa de Cafeicultores da Região de Pinhal
Fazenda Nova União – Espírito Santo do Pinhal
Nota: 8,93
4- Diogo Dias de Teixeira Macedo - Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama Fazenda Irarema - São Sebastião da Grama
Nota: 8,45
Categoria Natural
1- Adonis Cerri - Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama
Fazenda da Mata - São Sebastião da Grama
Nota: 8,97
2- Sebastião Cerri -Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama
Sítio Alvorada da Serra - São Sebastião da Grama
Nota: 8,87
3- Antonio Ragazzo – Associação dos Produtores Cafés Especiais de Santa Luzia
Sítio São Carlos – Espírito Santo do Pinhal
Nota: 8,81
4- Sérgio Luis Riccetto – Associação de Cafeicultores de Montanha de Divinolândia
Sítio Pinhalzinho – Divinolândia
Nota: 8,73
Em 18 novembro, no Museu do Café, em Santos, será feita a premiação dos produtores e das empresas campeãs - as que deram maiores lances no leilão. O último evento do calendário deste ano será em 16 de dezembro, com o lançamento da 14.ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, da qual participam marcas elaboradas com os grãos que foram adquiridos no leilão pelas indústrias.