A Cocapec destaca a importância da análise do solo para que os produtores possam manter uma boa produtividade nas lavouras. Apesar da importância, é um procedimento que sempre coincide com a colheita do café (entre maio até setembro) e, por isso, muitos cafeicultores têm dificuldade em realizar a análise de solo.
Pensando na questão, o Laboratório Cocapec possui um convênio com a empresa Pollo Precisão que realiza o trabalho de coleta das análises de solo e conta com uma equipe especializada e equipamentos adequados que garantem a retirada correta da amostra.
O Laboratório Cocapec atende cooperados ou clientes e já recebeu cerca de 500 mil amostras de solo e também de folha ao longo dos 34 anos de existência. Seu trabalho é reconhecido como conceito “A” pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e também pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), estando entre os melhores do País. Através dos resultados das análises de solo, o cafeicultor consegue obter dados específicos para possibilitar a diminuição de custos na produção.
Além do Laboratório, o Setor Técnico é fundamental nesse processo, já que auxilia o associado nas melhores recomendações. Segundo Murilo Duarte, Engenheiro Agrônomo Uniagro/Cocapec, é essencial o procedimento. “No cenário econômico atual que a cafeicultura se encontra, é necessário buscar práticas de manejo que possibilitam diminuir o custo de produção e, através de uma boa amostragem, pode se obter uma boa recomendação de calagem e adubação”, explica.
A Cocapec tem sede na cidade de Franca (SP) e mais 6 unidades espalhadas pela região da Alta Mogiana.
Mais informações: www.cocapec.com.br