A Fundação Seeds for Progress e o Mercon Coffee Group uniram esforços para tentar conter o impacto do coronavírus nas regiões produtoras de café mais vulneráveis ??da Nicarágua durante a safra 2020/2021. Isso é possível graças a um fundo de ajuda de € 100.000 (cerca de US $ 117.000), que foi alocado pelo Banco Holandês de Desenvolvimento (FMO).
Esse fundo terá um impacto direto em mais de 4 mil cafeicultores e suas famílias em todo o país e será investido em três elementos fundamentais: comunicação e conscientização, educação e fornecimento de kits de prevenção, para garantir que os agricultores tenham todas as ferramentas necessárias para a colheita.
"Os produtores de café são agentes de mudança que sempre estiveram na vanguarda do progresso de suas comunidades. Estamos orgulhosos de seu trabalho e de podermos desenvolver alianças que contribuem para o bem-estar de suas famílias. Temos a honra de canalizar esses fundos e retribuir às comunidades que dão tanto ao mundo", afirma Rosa Rivas, diretora da Fundação Seeds for Progress.
Esses esforços começarão durante o mês de julho e terminarão em setembro, quando a colheita do café começa. Todos os esforços de comunicação e conscientização se concentrarão no fornecimento de informações vitais para impedir a propagação da Covid-19 durante a colheita, incluindo o fornecimento de materiais informativos a serem colocados nas fazendas e o fornecimento de kits de higiene junto com pias portáteis nas áreas de produção.
“Cuidar de nossas comunidades é parte de nosso propósito de construir um mundo melhor de café. Em meio à crise global que estamos enfrentando como resultado da pandemia de coronavírus, é nosso dever tomar medidas concretas para impedir a propagação do vírus e salvaguardar o bem-estar de nossas queridas comunidades produtoras de café à medida que a nova colheita se aproxima,” diz Jorge Eslaquit, gerente regional do Mercon Coffee Group.
A Fundação Seeds for Progress, juntamente com o Mercon Coffee Group, promove o acesso à educação de qualidade nas comunidades cafeeiras como um dos instrumentos mais poderosos para alcançar o crescimento econômico sustentável e melhorar a qualidade de vida de seus beneficiários.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin