O Sistema Faemg/Senar Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Esperança (MG), realizou um curso de Custos de Produção para uma turma de cafeicultores. O grupo foi acompanhado pelo instrutor Márcio Anis Daúd. O objetivo é que o produtor possa aplicar e ter o controle do investimento feito na propriedade.
“O propósito do curso é dar ciência ao produtor rural do valor do dinheiro investido em seu patrimônio e o dimensionamento adequado dos seus custos de produção, para que ele possa, através de análise e debates entre os colegas, chegar a uma forma ideal de cálculo desses valores. É nossa intenção fazer com que o produtor saia do curso levando esse conhecimento e aplique no seu dia a dia, com o objetivo de ter gastos cada vez mais econômicos e inteligentes em sua propriedade”, explica o instrutor.
Samuel Costa presta assistência técnica a vários produtores rurais de Boa Esperança. Segundo o aluno, o treinamento foi muito proveitoso e rico em informações. “O curso chamou muito minha atenção. O produtor precisa saber o custo da produção do seu café e muitas vezes falta essa informação para investir com segurança no negócio rural”, diz.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Esperança e produtor rural, Henrique Rezende Pacheco, foi um dos participantes da turma. Ele diz que a parceria entre o Sindicato e o Senar Minas é de grande importância para o desenvolvimento do agronegócio. “O curso traz bem especificamente como podemos fazer uma análise do custo de uma produção de café, como avaliar os gastos da propriedade cafeeira, formas de enxergar o capital investido e ter mais controle. Como sempre, foi excelente. Estamos trabalhando para trazer cada vez mais qualificação para o nosso produtor”, disse.
As informações são da Assessoria de Comunicação Senar Minas – Regional Lavras.