No dia 18 de agosto, os cafeicultores de Mantenópolis (ES) conheceram, através do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a variedade de café canéfora (conilon) Conquista ES8152. O evento teve a participação de diversos cafeicultores do município do noroeste capixaba. Na ocasião, foram distribuídos 230 kg de sementes da cultivar para os agricultores familiares.
A cultivar Conquista, propagada por semente, se adapta aos ambientes quentes do Espírito Santo e suporta bem as altas temperaturas e a insolação. A planta é vigorosa, mais tolerante à seca e apresenta moderada resistência à ferrugem, principal doença do café. O tamanho do grão é de médio a grande e apresenta qualidade de bebida superior.
De acordo com o diretor-presidente do Incaper em exercício, Abraão Carlos Verdin, cada quilo de semente dá para fazer em média 2.500 mudas. Com a quantidade distribuída, é possível fazer o total de 575 mil mudas da variedade Conquista, para que os produtores efetivem o plantio em seus viveiros e depois usem as mudas para plantio.
“Os cafeicultores capixabas buscavam por um material, variedade de café conilon mais resistente à seca, com boa produtividade e boa qualidade. A cultivar Conquista veio para atender a esses anseios, sendo um resultado de anos de trabalho e pesquisas do Incaper. Nosso objetivo é esse, proporcionar tecnologia e promover um trabalho com maior qualidade para os agricultores familiares. Por isso, estamos apresentando a cultivar em Mantenópolis para levar um café que se adapta melhor às condições do município”, destacou Abraão.
“O município de Mantenópolis tem uma agricultura pujante, principalmente quando o assunto é café. Hoje os produtores estão recebendo a variedade Conquista, propagada por semente, uma variedade lançada pelo Incaper em 2019 e que hoje já colhe bons frutos. Estamos constantemente avançando na qualidade do setor cafeeiro, e sem dúvidas, o Incaper vem desempenhando um papel fundamental na transferência dessas tecnologias para melhorar a vida do homem e da mulher do campo”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.
Os cafeicultores de Mantenópolis tinham uma grande demanda pela cultivar melhorada de café conilon, cerca de 300 kg, no ano passado, conforme disse o coordenador do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Mantenópolis, Rodrigo Fernandes. Por não exigir grande necessidade de irrigação, a Conquista se adapta muito bem às condições do município, fazendo com que a demanda crescesse ainda mais.
“Em conjunto com a diretoria do Incaper, decidimos relançar a variedade aos cafeicultores de Mantenópolis por ter essa grande procura. O município tem um clima mais seco e frio e na nossa região essa cultivar mais forte tem um grande potencial de produção. Mantenópolis tem localidades mais montanhosas e altas, o que dificulta levar a irrigação para a lavoura de café. Na nossa região chove menos e o recurso hídrico está mais escasso. A Conquista traz o benefício de ser mais resistente à seca e faz com que os cafeicultores gastem menos com a irrigação”, explicou Rodrigo Fernandes.
As informações são da Assessoria de Comunicação do Incaper.