A Expocafé, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de maio, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas (MG), encerrou-se com saldo positivo para organizadores, expositores e também para a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), que, além de expositora, é membro do comitê gestor da feira.
Técnicos e diretores da cooperativa receberam os cooperados para auxiliá-los a fecharem os melhores negócios, nos três dias da Expocafé.
“Nossos cooperados compareceram e realizaram excelentes negócios na troca por café. Vendemos cerca de 50 milhões de reais, 100% barter (troca). As condições estavam bastante favoráveis para esta modalidade e a Cocatrel quebrou todos os recordes em relação à última edição”, afirma Marcelo Resende, gerente técnico comercial da Cocatrel.
No estande da cooperativa, além das negociações em fertilizantes e defensivos, a loja de produtos de laticínios e cafés também esteve presente. “Os visitantes e expositores, principalmente os que vêm de fora, degustam os produtos e compram para levar para casa. Vendemos quase tudo que trouxemos e o nosso estoque dos cafés Reserva Premium Cocatrel finalizou”, explica Vania Goulart, responsável pelas vendas dos produtos da cooperativa.
O presidente da cooperativa, Marco Valério Brito destacou a importância da Expocafé para o produtor. “Maior feira nacional da cafeicultura, a Expocafé é uma grande difusora de informações e conteúdo de qualidade, o que permite o acesso democrático dos produtores, principalmente os pequenos, a pesquisas de ponta, novidades tecnológicas e conhecimento, que incidem diretamente na gestão de suas propriedades, no manejo das lavouras e na melhor remuneração do produtor”, disse.
Ele ressaltou a importância da consolidação da parceria público privada, entre o Governo de Minas, representado pela EPAMIG, a UFLA, a prefeitura de Três Pontas e a Cocatrel, para que haja constante crescimento da feira, inclusive com a modernização e melhoria da estrutura do parque de exposições, onde acontece a Expocafé.
Os resultados do evento foram bastante positivos. A 21ª edição da Expocafé contou com 160 empresas expositoras e atraiu um público de 12 mil participantes. A expectativa, de acordo com os próprios expositores, é de que o volume de negócios gerados e prospectados supere os R$200 milhões.