No dia 7 de maio, chuvas devastadoras e fortes deslizamentos de terra atingiram o distrito de Nyabihu, no norte da Ruanda. Nyabihu é o lar das famílias que produzem os populares cafés Shyira e Vunga.
A empresa social de café Raw Material está profundamente triste ao relatar que 28 membros dessas comunidades perderam a vida nas enchentes. As perdas físicas incluem pelo menos 325 casas, gado, cafeeiros e outras culturas. A infraestrutura vital da comunidade e de serviços públicos foi destruída, incluindo 36 salas de aula, 12 igrejas, um centro de saúde, o mercado de Vunga e suprimentos elétricos e de água.
“Essas inundações e deslizamentos de terra foram o pior evento catastrófico em nossas vidas. Vinte e oito pessoas perderam a vida. Quase todo mundo em Nyabihu foi afetado. Casas, estradas, pontes, plantações em campos e animais foram afetados”, destaca Evariste Hagumimana, gerente da estação de lavagem de café de Shyira.
Nas últimas duas semanas, os gerentes de produção visitaram mais de 200 famílias que entregam grãos nas estações de lavagem de Shyira e Vunga, para reunir informações sobre como elas foram diretamente afetadas. O relatório preliminar detalha as perdas até o momento, com um custo estimado de reconstrução de US$ 132 mil. Com a renda local média sendo inferior a US $ 700 por ano, esse é um número difícil de atingir.
A Raw Material e a Muraho Trading Co. lançaram uma campanha de esforço conjunto para arrecadar fundos para o esforço de assistência por meio do GoFundMe. “O governo trabalha da melhor maneira possível para restaurar as principais infraestruturas. É necessário apoio em um nível mais pessoal para garantir que as famílias possam se recuperar e atender às necessidades de longo prazo”, diz Matt Graylee, da Raw Material.
A Raw Material diz que o apoio aos produtores de café de Nyabihu é fundamental. O produtor médio da região depende de café para 65% de sua renda familiar. Isso está além do impacto da covid-19, que já estava reduzindo os ganhos prospectivos para os agricultores este ano.
Todos os fundos gerados serão utilizados em três fases específicas: inicialmente em resposta a necessidades imediatas (comida, água, roupas) e, em segundo lugar, para reconstruir e recuperar casas, plantações e gado. “Todas as doações ajudarão não apenas as famílias de Nyabihu no momento, mas ajudarão a mitigar o ciclo desses desastres através de investimentos cuidadosos em práticas de resiliência”, afirmou Matt.
A Raw Material e a Muraho estão trabalhando em coordenação com o escritório do setor Shyira do governo local para garantir que os fundos sejam direcionados para onde são mais necessários.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin