A linha de crédito do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para recuperação de cafezais danificados deve receber aporte especial este ano, alcançando a marca de 150 milhões de reais.
A medida, pleiteada pelo setor produtivo – representado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Federações – foi votada e aprovada pelo Comitê Técnico do Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC/MAPA) no fim da tarde da última terça-feira (27). A proposta segue agora para o Conselho Monetário Nacional (CMN). A ideia é que os recursos auxiliem os produtores mais prejudicados pela seca neste ano.
Segundo o vice-presidente do Sistema FAEMG e presidente das Comissões de Cafeicultura da entidade e da CNA, Breno Mesquita, o setor produtivo está otimista que a medida possa entrar em vigor em breve.
“O Comitê aprovou essa sugestão nossa, da CNA e do Sistema FAEMG, com o apoio de todo o setor - Cecafé, CNC, Abic e Abics -, que apoiaram o pleito. A disponibilização de recursos será fundamental para ajudar o cafeicultor brasileiro, que sofreu tanto com a estiagem este ano”, comenta Breno.
As informações são do Sistema FAEMG.