ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café: preços em baixa têm desestimulado as vendas pelos produtores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/06/2017

1 MIN DE LEITURA

2
0
Da redação

A colheita de café no Brasil avançou para 37% da área plantada, de acordo com levantamento da consultoria Safras & Mercado, referente ao período de uma semana encerrado em 20 de junho. Porém, os preços em baixa têm desestimulado as vendas pelos cafeicultores, que estão preocupados apenas com a entrega do café de contratos já firmados.

Foto: Lucas Albin/Agência Ophelia
                                    Foto: Lucas Albin/Agência Ophelia 

De acordo com o analista de mercado da instituição, Gil Barabach, as operações de secagem e beneficiamento do café estão mais lentas e, por isso, pouco produto da safra nova tem chegado às praças de comercialização. "O produtor não quer acelerar o beneficiamento por conta do mercado e o café novo está demorando mais para chegar nas praças. No entanto, a colheita segue tranquila", diz.

Safra 2017/2018

Em relação ao mesmo período do ano passado, o ritmo do trabalho no campo está menor, uma vez que em junho de 2016 41% da área estava colhida. Segundo Barabach, os percentuais menores nesta safra estão nas lavouras de café conilon, cuja produção é liderada pelo Espírito Santo. Até o dia 20, a colheita chegou a 63%, quando a média para esta época é de 72%. No arábica, chegou a 30% para uma média de 26%.

Atingida por fatores climáticos, Barabach diz que ainda é cedo para falar sobre a qualidade do café colhido nesta temporada, mas há a possibilidade de perdas. "Ainda temos julho, agosto e setembro. Só vamos conseguir essa diferença mesmo no final", avalia. 
Até o dia 17 de junho, a colheita na área de atuação da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) estava em 17,56% da produção esperada para esta safra. Em comparação com a mesma época do ano passado, os trabalhos no campo estavam atrasados, uma vez que a colheita atingia 19,33%.

Até o momento, a cooperativa espera comercializar neste ano 6,2 milhões de sacas de café. O recebimento de produto dos cooperados é estimado entre 3,8 milhões e 4 milhões de sacas.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 04/07/2017

Oi Artur! Bom dia!

Aonde você está localizado?

Abraços,
ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/07/2017

Ainda não conseguimos chegar em 30% da área a ser colhida. Contudo, começamos a limpar os primeiros lotes de café da safra, e nos assusta a quantidade de grãos pequenos em relação as peneiras mais altas, o que nos indica queda na quantidade. Peneiras acima de 16% não chega a 42% e normalmente conseguiamos acima de 57% . Preocupante a falta de chuvas de fevereiro e março parece ter atingido a produção de grãos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures