Na última sexta-feira (1º), a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) realizou a premiação Melhores da Qualidade 2020/2021. Na ocasião, o Perfetto Café Morro Grande foi o vencedor na categoria Gourmet entre as empresas de porte médio.
O reconhecimento foi recebido com alegria pela equipe do Café Morro Grande, que destacou, como diferencial dos Melhores da Qualidade, o fato da avaliação ser feita no produto final a partir de coletas realizadas diretamente nas prateleiras de supermercados, empórios, panificadoras e padarias. As amostras são encaminhadas para laboratórios credenciados e avaliadas sensorialmente por especialistas.
De acordo com a Abic, a premiação reconhece os produtos que se destacaram durante o ano no Programa de Qualidade do Café (PQC), contemplando as categorias Extraforte, Tradicional, Superior e Gourmet. As empresas são segmentadas pelo porte e, para que os produtores sejam consagrados vencedores, devem obter as maiores notas de Qualidade Global da categoria e estampar o Selo de Qualidade em suas embalagens.
Neste ano, o prêmio Melhores da Qualidade 2020/2021 lançou uma nova categoria: Sustentabilidade. A intenção é valorizar as empresas que, além de se destacarem pela qualidade, utilizam produtos provenientes de fazendas certificadas pelas boas práticas agrícolas em sua produção e aplicam o Selo de Cafés Sustentáveis do Brasil.
O Brasil é líder mundial na produção de café e o segundo país que mais consome o grão. Além de ser o maior produtor e exportador, só no ano passado, o consumo nacional foi de 21 milhões de sacas, o que corresponde a mais de um milhão de toneladas da bebida.