As autoridades e empresas vietnamitas hoje se esforçam para fortalecer a marca nacional de café em um contexto marcado por profunda integração internacional. O objetivo é melhorar o valor agregado deste item e estimular a participação na cadeia global.
Segundo o diretor do Centro de Desenvolvimento Rural, Dao Duc Tuan, o café é um dos 10 principais produtos do Vietnã, sendo o produto mais vendido em 2017, com um valor de exportação de três mil e 200 milhões. Além disso, Duc Tuan destacou que o Vietnã é um dos principais exportadores de café do mundo, especialmente do tipo robusta.
No entanto, diante da demanda do mercado, é necessária maior atenção no estabelecimento de estratégias adequadas para a consolidação da posição do café no Vietnã no mapa global. Por isso, ele defendeu a priorização do estabelecimento de marcas levando em conta indicações geográficas e também certificações de qualidade.
Referindo-se às realizações dos ministérios e órgãos envolvidos, Duc Tuan disse que atualmente o Vietnã tem indicações geográficas para produtos feitos em Buon Ma Thuot e Son La. Ele também informou que o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural aprovou recentemente o projeto-quadro para o desenvolvimento de café de alta qualidade, focado na mecanização, no aumento da produtividade e na reestruturação da produção favorável ao meio ambiente.
Para garantir uma cadeia de valor sustentável para a produção do grão, é necessário garantir a segurança e focar no processamento de café torrado e em pó. Desta forma, destacou o papel do Estado na aplicação de políticas de apoio às empresas especializadas no setor.
As informações são do vietnamplus.vn / Tradução Juliana Santin