ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café da Região Vulcânica é lançado oficialmente no primeiro dia Semana Internacional do Café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/11/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

Conta-se que há milhares de anos existiu um vulcão na região onde hoje está situada a cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas. A história pode ser comprovada por indícios vistos do alto, como a formação rochosa, a cadeia de montanhas no entorno do município e, especialmente, as águas termais e sulfurosas que brotam do solo e tornaram a cidade conhecida, atraindo turistas de todo o Brasil.  

A região abrange uma área conhecida pelas altitudes que variam entre 700 e 1.300 metros acima do nível do mar. O território é formado por 12 municípios: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas e Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais; Águas da Prata, Caconde, Divinolândia e São Sebastião da Grama, no estado de São Paulo.

A localização e suas características naturais contribuíram para o desenvolvimento de um café diferenciado, chamado de Café da Região Vulcânica, que foi lançado, oficialmente, na noite de quarta-feira (18), em evento virtual realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC).

Participaram do lançamento o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho; o diretor de operações, Marden Márcio Magalhães; o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Ribeiro Pereira; o analista do Sebrae Minas da microrregião de Poços de Caldas, Ivan Figueiredo; o presidente da Associação dos Produtores do Café Vulcânico, Marco Sanches; e Paulo Vischi, consultor da Be Consulting.

“Realizamos um trabalho estratégico de valorização da região, dos produtores e dos seus produtos. O modelo de posicionamento vem sendo estruturado desde 2018, com foco em tornar a marca única e verdadeira”, afirmou o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho.

O projeto para a criação da marca território Cafés da Região Vulcânica começou liderado pelo Sebrae Minas e incluiu o desenvolvimento de ações voltadas para os produtores e as lideranças locais, que visaram o reconhecimento da região, a conscientização em torno de sua importância e a identificação do potencial de crescimento do setor cafeeiro.

“Foi uma satisfação muito grande ter este lançamento na Semana Internacional do Café. É a culminância de um trabalho intenso e de vários anos, no sentido de traçar uma estratégia para a região expressar o que ela tem de melhor em termos de qualidade do café, cultura, sustentabilidade e trabalho dos cafeicultores, com o intuito de fortalecer os pequenos negócios e lideranças de diversas cidades de Minas e de São Paulo”, relatou Ivan Figueiredo, analista do Sebrae Minas.

Comemoração

Em Poços de Caldas, produtores de café que se reuniram em torno da nova marca coletiva assistiram a live na agência de atendimento do Sebrae Minas. “Há nove anos, trabalhamos por esta marca e hoje chegamos ao ponto crucial da nossa história”, comentou Marco Sanches, presidente da Associação dos Produtores do Café Vulcânico.

De acordo com o diretor da Unidade de Agroindústria do Café do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, campus Machado, Leandro Carlos Paiva, que participou do desenvolvimento do projeto, o café produzido na Região Vulcânica se destaca pela acidez cítrica intensa. “O sabor pode variar entre frutas amarelas, caramelo e chocolate, cuja combinação resulta em uma bebida encorpada, com textura sedosa e cremosa”, explica.

Expectativas

Ainda de acordo com o analista do Sebrae Minas, a intenção é que, em um futuro próximo, a marca coletiva alcance outros produtos da região. “A partir de agora, começa um novo trabalho para estruturar a marca e os regulamentos de uso, buscando a melhoria contínua do café da região. Em seguida, pretendemos buscar outros segmentos, como doces, vinhos, queijos e turismo, para explorar todo o potencial da região vulcânica,” conclui Ivan.

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013, em Belo Horizonte, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, com o objetivo de potencializar resultados econômicos e sociais. Devido à pandemia, em 2020 a SIC está sendo inteiramente realizada em plataforma digital e totalmente gratuita.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures