Conta-se que há milhares de anos existiu um vulcão na região onde hoje está situada a cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas. A história pode ser comprovada por indícios vistos do alto, como a formação rochosa, a cadeia de montanhas no entorno do município e, especialmente, as águas termais e sulfurosas que brotam do solo e tornaram a cidade conhecida, atraindo turistas de todo o Brasil.
A região abrange uma área conhecida pelas altitudes que variam entre 700 e 1.300 metros acima do nível do mar. O território é formado por 12 municípios: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas e Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais; Águas da Prata, Caconde, Divinolândia e São Sebastião da Grama, no estado de São Paulo.
A localização e suas características naturais contribuíram para o desenvolvimento de um café diferenciado, chamado de Café da Região Vulcânica, que foi lançado, oficialmente, na noite de quarta-feira (18), em evento virtual realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC).
Participaram do lançamento o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho; o diretor de operações, Marden Márcio Magalhães; o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Ribeiro Pereira; o analista do Sebrae Minas da microrregião de Poços de Caldas, Ivan Figueiredo; o presidente da Associação dos Produtores do Café Vulcânico, Marco Sanches; e Paulo Vischi, consultor da Be Consulting.
“Realizamos um trabalho estratégico de valorização da região, dos produtores e dos seus produtos. O modelo de posicionamento vem sendo estruturado desde 2018, com foco em tornar a marca única e verdadeira”, afirmou o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho.
O projeto para a criação da marca território Cafés da Região Vulcânica começou liderado pelo Sebrae Minas e incluiu o desenvolvimento de ações voltadas para os produtores e as lideranças locais, que visaram o reconhecimento da região, a conscientização em torno de sua importância e a identificação do potencial de crescimento do setor cafeeiro.
“Foi uma satisfação muito grande ter este lançamento na Semana Internacional do Café. É a culminância de um trabalho intenso e de vários anos, no sentido de traçar uma estratégia para a região expressar o que ela tem de melhor em termos de qualidade do café, cultura, sustentabilidade e trabalho dos cafeicultores, com o intuito de fortalecer os pequenos negócios e lideranças de diversas cidades de Minas e de São Paulo”, relatou Ivan Figueiredo, analista do Sebrae Minas.
Comemoração
Em Poços de Caldas, produtores de café que se reuniram em torno da nova marca coletiva assistiram a live na agência de atendimento do Sebrae Minas. “Há nove anos, trabalhamos por esta marca e hoje chegamos ao ponto crucial da nossa história”, comentou Marco Sanches, presidente da Associação dos Produtores do Café Vulcânico.
De acordo com o diretor da Unidade de Agroindústria do Café do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, campus Machado, Leandro Carlos Paiva, que participou do desenvolvimento do projeto, o café produzido na Região Vulcânica se destaca pela acidez cítrica intensa. “O sabor pode variar entre frutas amarelas, caramelo e chocolate, cuja combinação resulta em uma bebida encorpada, com textura sedosa e cremosa”, explica.
Expectativas
Ainda de acordo com o analista do Sebrae Minas, a intenção é que, em um futuro próximo, a marca coletiva alcance outros produtos da região. “A partir de agora, começa um novo trabalho para estruturar a marca e os regulamentos de uso, buscando a melhoria contínua do café da região. Em seguida, pretendemos buscar outros segmentos, como doces, vinhos, queijos e turismo, para explorar todo o potencial da região vulcânica,” conclui Ivan.
Sobre a SIC
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Realizada desde 2013, em Belo Horizonte, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, com o objetivo de potencializar resultados econômicos e sociais. Devido à pandemia, em 2020 a SIC está sendo inteiramente realizada em plataforma digital e totalmente gratuita.