Tamiru Tadesse Tesema, da zona de Bensa, na região de Sidama, venceu o Cup of Excellence (CoE) Etiópia 2021, marcando 90,06 pontos em um café anaeróbio processado. “O café que cultivamos em nossa região é de alta qualidade. Queria divulgar e por isso participei da competição. Estou muito feliz por ter a oportunidade e muito honrado por ter conquistado o Prêmio Presidencial. É o maior reconhecimento pelo nosso árduo trabalho”, comemorou Tesema.
Os resultados da competição CoE de 2021 da Etiópia foram divulgados pela Autoridade Etíope de Café e Chá, Associação de Exportadores de Café da Etiópia, Atividade da Cadeia de Valor da Alimentar o Futuro da Etiópia (VCA) e Aliança para Excelência em Café.
Dos 40 finalistas, cinco lotes de café somaram 90 pontos ou mais, ganhando o maior reconhecimento da competição, o Prêmio Presidencial. Os 30 melhores cafés alcançaram uma pontuação de qualidade de 87 pontos ou mais, qualificando-os todos como Vencedores da competição.
Nos vencedores do Cup of Excellence, uma variedade de processos foi usada, incluindo 22 naturais, cinco anaeróbicos, um mel, um anaeróbio natural e uma variedade lavada.
Os nove cafés restantes marcaram 85 pontos ou mais, classificando-os como Vencedores Nacionais. Destes, cinco estabeleceram recordes com 87 pontos. Na categoria Vencedor Nacional, oito processos foram naturais e um foi mel. Apenas um café foi desclassificado por baixa pontuação.
“Como aprendemos no primeiro concurso Cup of Excellence, nosso país se beneficiará imensamente com a promoção e o mercado, o que significa que os cafeicultores receberão o incentivo que merecem por seu trabalho árduo”, disse Adugna Debela, Diretora Geral do Café e Chá da Etiópia Autoridade. “Gostaria de dar os parabéns a todos os vencedores, bem como aos organizadores que trabalharam arduamente para o sucesso desta competição”, completou.
Devido às restrições de viagem por conta da pandemia de Covid-19, a rodada final da competição foi realizada fora da Etiópia usando um painel de provadores reconhecidos internacionalmente. Amostras de café também foram enviadas aos Centros Globais de Café (GCCs) em todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Japão e Austrália.
“Ficamos muito satisfeitos em realizar a degustação do estágio internacional de CoE como um GCC para o país produtor de café original, a Etiópia”, disse Shinji Sekine, diretor administrativo da Wataru & Co no Japão.
Os 30 vencedores do Cup of Excellence verão seus cafés leiloados no dia 7 de julho. Os nove vencedores nacionais serão vendidos ao longo de um leilão de duas semanas realizado entre 28 de junho a 9 de julho. 134 compradores internacionais de café já se inscreveram para participar do evento.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin