De acordo com Relatório do Project Café Europe 2020, 26 dos 30 maiores mercados de café da Europa se expandiram durante 2019, com 13 desfrutando de um crescimento de 5% a mais. A Romênia continua sendo o mercado de cafeterias que mais cresce, registrando um aumento de 28,3% nas lojas, superando os 25,1% registrados em 2018. O Cazaquistão experimentou um crescimento de 26,5%, enquanto a Ucrânia, 16%.
No maior mercado de cafés de marca da Europa, o Reino Unido, o crescimento das lojas diminuiu de 8,7% em 2018 para 0,9% em meio à incerteza sustentada do Brexit e à confiança do consumidor. O mercado de cafeterias alemãs registrou um crescimento de 2,5% nas lojas, enquanto o crescimento francês foi mais da metade para 3,2%.
A Turquia sofreu a maior perda de cafés de marca: -2,9%. Os mercados húngaro, belga e sueco se contraíram em -1,9, -1,8 e -1,3%, respectivamente.
O Project Café Europe 2020 prevê que o mercado europeu de cafeterias de marca chegará a 45.400 pontos de venda até 2025, representando um crescimento de 5,9% na taxa anual composta de crescimento de 5%.
As principais cadeias internacionais de café continuam a aumentar sua presença na Europa, com 20 das maiores cadeias do continente agora representando 45% do mercado total de cafeterias de marca. O Costa Coffee, Starbucks, McCafé, Paul, Illy Caffè e Segafredo Zanetti estão presentes em 15 ou mais mercados europeus. Starbucks, McCafé e Costa Coffee foram responsáveis por quase um terço das novas lojas líquidas nos últimos 12 meses, compreendendo coletivamente 23% do segmento de cafeterias de marca europeia.
Os países da Europa Oriental continuam a adotar a cultura de cafés de marca, com 84% dos 300 líderes da indústria pesquisados na região relatando um crescimento positivo nas vendas nos últimos 12 meses.
A garantia de localização privilegiada cresceu em destaque entre os líderes europeus pesquisados, com 48% a considerar crítica para o sucesso das cafeterias - um aumento de 7% em 2018. No entanto, foi citada a complexidade de garantir locais adequados, aluguéis altos e custos de propriedade como os principais desafios enfrentados pelos cafés.
O relatório diz que os líderes da indústria identificaram o café especial como a principal tendência do consumidor que atualmente influencia a indústria. Enquanto isso, a bebida gelada continua sendo a que mais cresce, mas ainda representa uma proporção relativamente pequena das vendas gerais.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin