O Diretor Executivo da Organização Internacional do Café (OIC), José Sette, recebeu com satisfação a visita de Ernest Ndabashinze, Embaixador da República do Burundi, para discutir oportunidades de mercado e parcerias para o café do país.
Kenny Washington, responsável pela inovação e financiamento de programas da Christian Aid, agência de desenvolvimento e assistência localizada no Reino Unido que trabalha em um programa de desenvolvimento do mercado de café inclusivo no Burundi, também esteva presente na reunião.
Ndabashinze solicitou o apoio da OIC para promover o café de Burundi e cooperar com a Christian Aid no trabalho de promoção da produção sustentável e do empoderamento das mulheres no setor cafeeiro do país.
Em seu intercâmbio, Sette recomendou concentrar-se no mercado de especialidades, já que Burundi produz café de alta qualidade em quantidades relativamente pequenas. Como alvos potenciais para o desenvolvimento dessa atividade de promoção de mercado, foram destacados os mercados da Ásia e do Reino Unido.
Gerardo Patacconi, Chefe de Operações da OIC, forneceu informações sobre as ligações com compradores e doadores, bem como sobre a importância da próxima 122ª sessão do Conselho da OIC, que será realizada em Londres, de 17 a 21 de setembro de 2018.
O tema central do encontro será a igualdade de gênero, destacando a contribuição das mulheres para o setor cafeeiro. Será uma oportunidade importante para a rede e compartilhar experiências com outros países, bem como para acessar inovações em ferramentas financeiras e financiamento de doadores para o setor cafeeiro.
A OIC é a principal organização intergovernamental do café, reunindo governos exportadores e importadores para enfrentar os desafios do setor cafeeiro mundial por meio da cooperação internacional. Seus membros representam os governos de 98% dos países produtores de café do mundo e 83% dos países consumidores.
As informações são do https://gcrmag.com / Tradução Juliana Santin