“Vencer é a realização de um sonho”, diz Bruno Megda, o novo campeão brasileiro de Cup Tasters, no dia seguinte à competição para a Espresso. O Q-Grader da Região Vulcânica levou a melhor com sete acertos (de oito trios) em 4:32 minutos, na final da competição, que aconteceu de 25 a 27 de novembro em Varginha (MG), e foi realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Ele representará o Brasil no mundial da categoria, que acontece de 26 a 28 de junho em Genebra, na Suíça.
Bruno Megda, vencedor do Campeonato Brasileiro de Cup Tasters - Foto: BSCA
A final foi disputada com outros três competidores: Ellen Martins, de Ervália (MG), que representou a Coopercam e ficou em segundo lugar, Marcos Dominguito, de Varginha, da Unicafé, que finalizou em terceiro, e Felipe Lopes, de Natércia (MG), da empresa Fruto Mineiro Cafés Especiais, que ficou na quarta posição. “Foi uma honra ter participado do campeonato com grandes profissionais”, diz o campeão.
Da esquerda para a direita: Marcos Dominguito, Ellen Martins e Bruno Megda
Filho de produtores de café de Cabo Verde (MG), Megda está no mercado de cafés há 15 anos. “Minha expectativa é trabalhar para trazer novamente o título para o Brasil”, aposta ele, fazendo referência ao último mundial, conquistado pelo brasileiro Dionatan Almeida. “Embora a prova de xícara seja algo rotineiro para mim, quando se coloca em uma competição, o cenário muda”.
Sobre a preparação para a competição, ele destaca o autocontrole e o apoio de pessoas próximas. “O primeiro passo foi entender como funciona o campeonato, e aqui eu cito um amigo e ex-competidor, Rafael Monteiro, que esclareceu as dúvidas que eu tinha sobre o processo”, explica. “Replicamos o método em forma de treino em casa, todos os dias, durante um mês, com a ajuda da minha esposa Daniela, que me incentivou e esteve ao meu lado durante toda a jornada”, agradece.