O 2024 Sustainability Award deu à cooperativa mineira Sanscoffee o prêmio For-Profit, uma das duas categorias da premiação anual, que revelou os vencedores em 29 de março. A Fazenda Três Meninas, também de Minas, ficou entre os seis finalistas da mesma categoria (a outra é a Non-Profit).
O Sustainability Award, um dos principais prêmios de sustentabilidade do mundo, é realizado pela SCA (Specialty Coffee Organization) e celebra empresas do setor (com e sem fins lucrativos) que são inovadoras, colaborativas e que impactam positivamente a cadeia de valor do café especial. Elas atuam, por exemplo, na mitigação dos efeitos climáticos, no combate à desigualdade de gênero ou no compartilhamento, sem fronteiras ou diferenças culturais, de benefícios para o setor.
A campeã Sancoffee é uma cooperativa de Campos das Vertentes (MG), certificada como B-Corp, com 20 fazendas cooperadas e 350 que recebem seu apoio. O foco da empresa é cultivar relacionamentos diretos e promover iniciativas ESG (ambientais, sociais e de governança). A cooperativa criou um Fundo de Sustentabilidade – mantido com 10% do seu excedente anual, doações de clientes e apoio dos cooperados – que patrocina projetos sociais e ambientais, como programas de desenvolvimento para pequenos produtores não-membros, apoio à comunidade (por exemplo, a renovação de instalações de creches) à recuperação de áreas degradadas.
Já a Fazenda Três Meninas, de Monte Carmelo (MG), trabalha em parceria com universidades e institutos de pesquisa em prol de conhecimento e inovação, especialmente em pós-colheita (estudos em fermentação controlada, por exemplo). Também comprometida com a ESG, adota práticas sustentáveis como corredores ecológicos, plantas de cobertura e biofertilizantes.
O reconhecimento oficial dos vencedores será feito durante a Specialty Coffee Expo, que acontece em Chicago (EUA) na próxima semana (de 12 a 14) e na World of Coffee, em Copenhague, Dinamarca, em junho.
Fonte: Consórcio Pesquisa Café.