A Plataforma Global do Café é uma associação internacional com 150 membros de todos os segmentos da cadeia produtiva e hoje atua em nove países produtores (Brasil, Vietnã, Indonésia, Uganda, Colômbia, Quênia, Honduras, Tanzânia e Peru). A GCP tem como visão um setor cafeeiro sustentável que ofereça boas condições de vida para produtores e trabalhadores e assegure a oferta futura de café, enquanto protege os recursos naturais.
A Plataforma realizará, durante a Semana Internacional do Café (SIC), a partir de 8 de novembro, a Conferência Global de Sustentabilidade do Café 2018. Pela primeira vez no Brasil, é o principal evento mundial aberto ao público sobre sustentabilidade do café.
Trata-se de uma oportunidade para os visitantes da SIC interagirem com representantes internacionais da GCP, conhecerem os programas da Plataforma em nove países e ficarem por dentro das tendências, inovações e práticas relacionadas à sustentabilidade do café. Com expectativa de reunir 300 pessoas, a Conferência é promovida pela GCP em parceria com a Café Editora, organizadora da Semana Internacional do Café, maior evento sobre café do Brasil.
No painel de abertura da GCSC, dia 8/11, serão abordadas tendências globais de sustentabilidade do café e as ações locais da GCP nos diversos países onde atua. Haverá também sessões paralelas com temas específicos ligados à sustentabilidade, incluindo sucessão familiar, lideranças futuras, tendências de consumo, tecnologia, novidades digitais para o campo, etc.
Os participantes da Conferência poderão degustar cafés nacionais, interagir por meio de painéis digitais e usufruir de um aplicativo que a GCP criará especificamente para o evento, que terminará dia 9 de novembro, sendo seguido pela Assembleia de Membros da GCP. A programação da assembleia (restrita aos membros da plataforma) contará com o marketplace, espaço em que membros poderão agendar reuniões rápidas e privadas com representantes de empresas e organizações que compõem a Plataforma.
A Conferência Global de Sustentabilidade do Café (GCSC) 2018 será gratuita para membros da GCP e paga para os demais participantes. Informações sobre a programação e valores dos ingressos, serão disponibilizadas na página do evento dentro do site da Semana Internacional do Café.