O resultado do 15º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café foi apresentado na tarde de ontem (14). O microlote (até duas sacas) campeão foi o do cafeicultor Joel Marques de Oliveira, da Fazenda Brejos dos Aguiar, em Ibicoara (BA), com uma nota final de 8,63 (em uma escala de 0 a 10). Josias Gomes, da cidade de Espera Feliz (MG), ficou com o segundo lugar na categoria natural, com nota final e 8,62. O terceiro lugar ficou com a produtora Lúcia Maria da Silva Dias, de São Sebastião da Grama (SP), com nota de 8,55 na categoria cereja descascada.
Foram nove lotes finalistas que o júri técnico avaliou no laboratório do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP). Os lotes finalistas foram avaliados quanto a Qualidade Global conforme metodologia do PQC – Programa de Qualidade do Café, atribuindo-se uma pontuação de zero a 10 pontos para cada um. O resultado do Júri Técnico corresponde a 90% da nota, que somada com a avaliação das práticas sustentáveis na propriedade, equivalente a 10%, compõem a nota final.
Até 25 de fevereiro acontece o leilão de todos os lotes deste concurso. O pregão terá lance mínimo equivalente a 70% acima da cotação BMF/Bovespa de quinta-feira (14). Podem participar torrefadoras, cafeterias e demais pessoas jurídicas interessadas.
Para participar, a empresa deve preencher a Ficha de Lance Comprador, que estará disponível no site da ABIC. Os lances poderão ser dados pela ficha ou por e-mail, para cristiane@abic.com.br. No site da própria ABIC é possível acompanhar os lances, que podem ser dados para aquisição de uma única saca ou de todo um lote, ou mesmo para compra de sacas de diversos lotes. No dia 27 de fevereiro serão divulgadas as empresas campeãs do leilão.