Atores do setor cafeeiro da América Central e da República Dominicana avançaram no desenvolvimento do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável da Produção de Café na Região de Sica (PERcafé), que está sendo elaborado para amenizar os desafios que diversos segmentos dessa cadeia enfrentam.
O tema foi discutido em um workshop regional em El Salvador, como parte das ações do Programa Centro-Americano de Gestão Integral da Ferrugem do Café (Procagica), liderado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pelo Conselho Agropecuário da América Central (CAC), com apoio da União Europeia (UE).
A produção de café na região ocorre em meio a um contexto adverso de preços, variabilidade climática e outros desafios produtivos, técnicos, comerciais e sociais. A PERcafé busca reativar e reposicionar a indústria do café e obter preços mais justos para a comercialização do grão.
A construção do plano foi iniciada por mandato dos chefes de Estado da Guatemala, Belize, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana (países membros da Sica), que reconheceram a importância multidimensional do café para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural das nações.
As informações são do Diário de Centro América / Tradução Juliana Santin