ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aumento na produção de cafés com padrões voluntários de sustentáveis

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/06/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

De acordo com um novo relatório do Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (IISD), a quantidade de café produzido em conformidade com os padrões voluntários de sustentabilidade (VSS) está aumentando a uma taxa maior do que o setor global. O relatório mostra um crescimento mais significativo em países com baixo desenvolvimento humano.

O IISD disse que cerca de um terço de todo o café produzido globalmente é compatível com VSS, com o setor experimentando uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de cerca de 24% entre 2008 e 2016. No mesmo período, o café compatível com VSS aumentou aproximadamente 19% CAGR em países com classificação mais baixa no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O instituto acrescenta que a expansão contínua do setor pode exigir a mudança para novos mercados que começaram a adotar VSSs, incluindo países de baixo desenvolvimento humano (LHDCs), e trabalhar com os agricultores para apoiar sua transição para práticas mais sustentáveis.

“O Brasil, o Vietnã e a Indonésia são boas perspectivas para aumentar a produção sustentável de café, dado o volume total de café produzido e a presença de VSS”, disse Vivek Voora, Associado do IISD e principal autor do Relatório de Mercado Global sobre café. “No entanto, Etiópia e Uganda, seguidos pela Costa do Marfim, Madagascar e Papua Nova Guiné, poderiam se beneficiar ao máximo com a expansão do café conforme VSS, considerando as necessidades de desenvolvimento sustentável de seus países, conforme indicado pelo valor do IDH, juntamente com sua participação total da produção global de café e presença de VSS”, completou.

Para Vivek esse potencial de expansão nos LHDCs pode pressionar os agricultores dos países que enfrentam a volatilidade e a queda dos preços, a falta de recursos para fortalecer a resiliência às mudanças climáticas e os surtos de pragas e doenças que podem afetar negativamente os rendimentos do café e a lucratividade dos agricultores.

O crescimento projetado do setor cafeeiro é impulsionado pela demanda crescente de países produtores e economias emergentes tradicionalmente não entre os principais importadores de café, incluindo Brasil, Indonésia e China, bem como a expansão de opções de varejo, como cafés prontos para beber ou cápsulas.

No entanto, o IISA disse que o crescimento do café em conformidade com VSS está concentrado principalmente nos mercados tradicionais, como a Europa e os Estados Unidos, e permanece inferior à oferta. Esse desequilíbrio entre oferta e demanda pode limitar o potencial de crescimento do mercado de café compatível com VSS e precisa ser tratado pelos atores da cadeia de valor para se beneficiar das oportunidades que surgem da crescente demanda de café dos países produtores e emergentes.

As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures