ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ATeG terá modalidade pós-ciclo para 80 cafeicultores na Zona da Mata

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/07/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, terá pela primeira vez uma modalidade pós-ciclo, ou seja, uma continuidade nas atividades que ocorrerá em parceria com a Cresol e atenderá 80 cafeicultores da Zona da Mata.

Durante reunião virtual, representantes das duas entidades, produtores e técnicos celebraram o início da nova etapa do programa, conversaram sobre o funcionamento e esclareceram dúvidas. O superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, ressaltou que os produtores serão as grandes estrelas do programa e que a parceria dá forças ao agronegócio mineiro.

“Para nós, é motivo de orgulho e satisfação contar com o apoio e a confiança da Cresol neste projeto pioneiro, que já está servindo como modelo para o Brasil. Temos produtores e técnicos escolhidos a dedo por sua competência e mérito. Eles poderão investir mais em gestão, tecnologia e sustentabilidade com o acompanhamento do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, dos Sindicatos e da Cresol”, destacou.

A analista técnica Nathália Rabelo mostrou, durante a reunião, os resultados alcançados pelo grupo de 2016 a 2020, que, segundo ela, justificam a seleção dos cafeicultores. Nesse período, houve incremento de 10,22% na produção total de sacas, aumento de 33,98% nos lucros e ampliação da área plantada e da produtividade, que, nesse grupo, foi 17, 69% maior do que a média divulgada pela Conab para o mesmo período. “Eles fizeram parte dos primeiros grupos do ATeG no estado e conquistaram resultados importantes e muito significativos. Os dados mostram efetividade, bom uso das ferramentas de gestão e interesse”, comentou.

O gerente de Assistência Técnica e Gerencial, Bruno Rocha de Melo, mostrou as diferenças na metodologia já conhecida pelos produtores e técnicos. No acompanhamento pós-ciclo, as visitas dos técnicos às propriedades serão realizadas a cada 90 dias e o produtor continuará registrando os dados produtivos e econômicos, que serão inseridos no sistema por um representante da Cresol devidamente treinado.

A certificação das propriedades participantes junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) também é um objetivo do ATeG pós-ciclo. “Este grupo servirá de parâmetro para que outros aconteçam. Construímos um projeto que possibilita mais lucro e crescimento para os produtores, com avanços nas questões sanitárias, de sustentabilidade ambiental e tributárias”, explicou.

O presidente da Cresol Minas Gerais, João Paulo Fonseca, afirmou que o programa vai ao encontro das ações de incentivo ao empreendedorismo rural e ao empoderamento dos produtores, feito pela instituição. “Essa parceria é um marco importante. Conhecemos o ATeG e a credibilidade do Senar. Os produtores cooperados avaliaram muito bem o programa e certamente ele será um grande sucesso. Nós nos orgulhamos de fazer parte e oferecer oportunidades de melhoria e desenvolvimento para a região. Minas Gerais será exemplo para o Brasil”, disse.

“Temos um compromisso com o desenvolvimento do nosso cooperado e investimos em assistência técnica e educacional, além de oferecer crédito rural e soluções para os produtores. Acreditamos que o trabalho junto ao Sistema Faemg trará importantes avanços socioeconômicos para a Zona da Mata e melhoria da qualidade de vida dos envolvidos”, enfatizou a diretora superintendente da Cresol, Mayara Ribas.

As informações são da Assessoria de Comunicação Senar Minas – Regional Viçosa (Por Lilian Moura).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures