A Associação Nacional do Café da Guatemala (Anacafé) anunciou o lançamento de um programa de leilões de café verde e pequenos lotes denominado One of a Kind Guatemala.
De acordo com um anúncio do grupo, a iniciativa conectará os cafeicultores aos mercados internacionais com um foco “micro” e “nano” lotes de cafés especiais rastreáveis ??de alta qualidade que apresentam processos pós-colheita diferenciados. O leilão está programado para ocorrer no dia 13 de julho, após a cerimônia de premiação em maio.
A organização membro de produtores disse que tem como objetivo maximizar a participação entre os cafeicultores ao não exigir que os produtores titulares tenham uma licença de produtor/exportador. Qualquer produtor cadastrado na Anacafé, com lotes de duas a cinco caixas de 30 kg, pode enviar cafés para avaliação.
Até o momento, o grupo coletou 208 amostras de café de toda a Guatemala. Nos próximos meses, essas amostras serão avaliadas por júris nacionais e internacionais, com lotes com pontuação de 86+ passando para o leilão de julho. O preço da oferta inicial será de US $ 6 por libra, de acordo com a Anacafé.
“Convidamos importadores, torrefadores, cafeterias e consumidores em geral a participarem como compradores neste leilão exclusivo”, explicou a Anacafé, que também é a parceira nacional para a competição e leilão do Cup of Excellence da Guatemala 2021.
Os Estados Unidos continuam sendo o maior importador de cafés da Guatemala, comprando quase 39% das exportações de café no ano comercial de 2019, de acordo com estatísticas da Organização Internacional do Café (OIC). Os cafés guatemaltecos são de variedades arábica de grande altitude, cultivadas na sombra e internacionalmente conhecidas por sua qualidade.
As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin