A Associação de Café de Cingapura planeja lançar o primeiro leilão de cafés especiais Microlote de Cingapura, disponibilizando dezenas de lotes individuais de café para compradores internacionais on-line no dia 1º de outubro.
Realizado em parceria com o organizador de feiras de hospitalidade local, Food & HotelAsia (FHA), o leilão está programado para incluir 56 lotes de café de 45 diferentes produtores de cafés de alta pontuação, de acordo com avaliações da Associação de Café de Cingapura.
O leilão estará disponível para compradores em todo o mundo via Zoom, embora os compradores possam arcar com o peso dos custos de envio, e a maioria deve vir da Ásia e do Oriente Médio.
Embora o prazo para envio de amostras já tenha passado, um catálogo destaca cada um dos 56 lotes está disponível aqui. São produtores do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Indonésia, Quênia, Mianmar, Panamá, Peru, Timor Leste, Venezuela e Zâmbia. Os cafés no leilão tem uma ampla gama de pontuações, de 79 a 90, com muitos caindo na faixa de 85-88.
De acordo com a Associação de Café de Cingapura, o leilão apresentará algumas variedades de café globalmente premiadas de muitas das regiões de cultivo mais conhecidas do mundo, incluindo: Mundo Novo, Geisha e Yellow Catucaí do Brasil; Caturra Amarillo da Colômbia; F1 Centroamericano e Hy-04 Natural da Costa Rica; Bourbon da Guatemala; Ateng Super da Indonésia; SL 34, SL 28 e Ruiru Grafted do Quênia; Catuai e Catimor H528 de Mianmar; e mais.
“Para muitos produtores de café especial, vender seus grãos por meio de traders tem sido uma prática legada. No entanto, a pandemia, que causou a imposição de restrições sociais e de viagens em todo o mundo, interrompeu as cadeias de abastecimento e tornou o comércio de café lento. Organizar um leilão de café virtual ajuda a mitigar os desafios de comércio e fornecimento, permitindo que os compradores comprem diretamente da origem e também permite que os produtores de café estabeleçam uma presença no mercado asiático”, afirmaram a Associação de Café de Cingapura e a FHA em um anúncio conjunto do leilão na semana passada.
As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin