As obras da nova sala de Classificação de Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) estão em fase final. A Associação é referência para o setor cafeeiro do Brasil e acaba de anunciar o curso de Q Grader. Cerca de 80% do que o Brasil exporta sai do Porto de Santos com o Certificado de Origem (OIC) emitido pela ACS.
“Vamos oferecer o curso de Q Grader, que vai colocar a ACS no nível mundial de qualificação de profissionais”, disse o presidente da ACS Roberto Clemente Santini. A certificação mundial é concedida a profissionais de classificação e degustação de cafés, que pertencem ao “Q-Grader System”, uma série de exames práticos desenvolvidos pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI, na sigla em inglês).
A ideia da Associação é criar uma equipe qualificada de provadores de café arábica especial, que possa avaliar, de forma consistente e precisa, as características de qualidade do café, físicas e sensoriais, usando uma terminologia padronizada de atributos e pontuações.
Simbolicamente, a ACS adotou a Praça Azevedo Júnior, localizada na parte posterior do prédio. De acordo com Santini, é uma demonstração de apoio à revitalização do Centro Histórico da cidade. “A Praça do Café é um ponto histórico, parada obrigatória do bonde turístico que circula pela área central. A partir da próxima semana, plantaremos novos pés de café para manter a tradição daquela área”, disse.