Produzir café arábica de qualidade requer diversas orientações técnicas, uma vez que o procedimento precisa de uma espécie de roteiro que abrange desde a colheita até a armazenagem. Para ajudar os cafeicultores a produzirem café especial, o extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Fabiano Tristão Alixandre, apresenta como são feitas essas atividades no município de Brejetuba, no Espírito Santo, referência no segmento.
Foto: Felipe Gombossy/Café Editora
De acordo com Alixandre, a produção de cafés especiais é essencial para a sustentabilidade da propriedade, já que agrega cerca de 30% a mais em valor em uma saca de café, permitindo ao produtor acessar mercados diferenciados.
"Para obter um café especial o produtor precisa ter uma lavoura bem conduzida, capaz de produzir fruto maduro", explica. Antes de começar a colher, os agricultores precisam fazer um mapeamento das lavouras, iniciando a retirada dos grãos nos talhões com maturação mais precoce.
Abaixo, assista todas as dicas do extensionista. Elas passam pelos processos de: colheita, processamento, secagem em terreiro, secagem em secadores e armazenagem.