O Conselho Nacional do Café (CNC) negocia os valores do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) e espera que haja o destino de 1 bilhão de reais em financiamento para produtores afetados pelas geadas.
Segundo o presidente do CNC, Silas Brasileiro, haverá, na próxima sexta-feira (6), uma reunião do Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC) para que seja efetivamente aprovada a proposta, discutida nesta terça-feira (3) em encontro que contou com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e de representantes do Ministério da Economia.
“De maneira muito direta, pretendemos deixar reservado 1 bilhão de reais para essa área, mais os 160 milhões que já foram aprovados", afirmou Silas Brasileiro em vídeo enviado pela assessoria de imprensa do CNC, acrescentando que os recursos serão destinados de acordo com as perdas de cada cafeicultor.
"Tão logo nós tenhamos a liberação do CDPC, nós devemos encaminhar então um voto para o CMN, que vai reunir-se logo em seguida para aprovação desse voto, porque queremos colocar os recursos nas mãos dos produtores na maior brevidade possível", afirmou Silas.
O CMN já havia autorizado 5,95 bilhões de reais em recursos para financiamentos de diversas atividades da cafeicultura, no âmbito do Funcafé, neste ano.
Já o Ministério da Agricultura reiterou que o valor de 1 bilhão de reais ainda está sendo negociado, frisando que o voto agrícola será encaminhado para encontro do CMN marcado para 26 de agosto.
As fortes geadas do dia 20 de julho podem ter atingido até 200 mil hectares de café arábica, ou 11% do total da área destinada à variedade no País, segundo estimativa preliminar divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na ocasião.
As informações são da Reuters.