ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Angelica Salado fala sobre mercado global de café em painel durante a SIC

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/11/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por Gabriela Kaneto, de Belo Horizonte (MG)

Este primeiro dia de Semana Internacional do Café contou com painéis importantes sobre diversos temas voltados para produção, mercado e consumo final da bebida. Um deles foi o “Será que o Brasil já é o maior consumidor do mundo? Oportunidades para o Consumo de Qualidade”, mediado pela diretora de conteúdo da Revista Espresso, Mariana Proença.

Debatendo sobre o consumo brasileiro atualmente e as ondas do café, Angelica Salado, da Euromonitor International, foi uma das participantes da ocasião, abordando o papel do Brasil no contexto mundial do mercado de café. Dentre os dados apresentados, um dos destaques foi o café coado. “Continuamos tendo uma expectativa positiva não só para 2019, como também para os próximos anos”, disse.


Foto: Thais Fernandes

Angelica também trouxe dados sobre o mercado mundial. Em alguns países da América do Sul e em grande parte da Ásia, a tendência é o crescimento das cafeterias. Em parte das nações europeias, o que mais tem crescido são os formatos convenientes. Já no Brasil, alguns países da América do Norte e da Europa, o que mais cresce é o consumo de café em cápsula e de alto valor agregado.

Para ela, uma das tendências do consumidor para os próximos cinco anos é a rastreabilidade. “Adotar padrões de consumo orientados por valores éticos não precisa ser apenas sobre sustentabilidade ambiental”, disse. Além disso, outro interesse do público para o período é o consumo rápido, lojas menores e focadas no consumo imediato.

Finalizando sua participação, a representante da Euromonitor trouxe três pontos de atenção para o mercado global de café:

- Tendências futuras: movimentos projetados no panorama dos lares, estilo de vida e nível de engajamento dos consumidores, que desenham cenários de mercados inéditos;
- Comportamento do consumidor: é fundamental acompanhar as mudanças de comportamento para poder antecipar movimentos que em os consumidores conseguem compreender;
- Barreiras de entrada menores: aumenta o número de empresas atuando no mercado e a pressão por preços mais competitivos. Diferencial é cada vez mais importante para justificar preços mais altos.

O painel também contou com a participação de Raquel Muller, diretora de cafés da Nestlé, que falou sobre as estratégias para um novo mercado, e Andrea Johnson, presidente da IWCA Jamaica, que abordou as histórias das mulheres cafeicultoras na Jamaica.

Voltada para produtores, consumidores, apreciadores, donos de estabelecimentos, torrefadores, entre outros atores da cadeia cafeeira, a Semana Internacional do Café acontece até sexta-feira, dia 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures