Por Daniela Quitanilha, de Franca (SP)
André Luis Ribeiro é o campeão do Cup Tasters (prova de café) realizado nesta quarta-feira (18), na 10ª edição do Simpósio do Agronegócio da Alta Mogiana (SimCafé), em Franca (SP). Atrás de André, ficaram Alberto Ribeiro, em segundo lugar; Leandro Dias, em terceiro; e Carlos Henrique da Silva, em quarto.
Os quatro garantiram vagas para o Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, em data a ser definida. Após a fase nacional, os vencedores competirão na etapa mundial, entre os dias 16 e 18 de setembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.
“Há muito tempo tentamos divulgar os cafés e os profissionais daqui da região da Alta Mogiana. O dia de hoje mostra que além de bons cafés, temos bons profissionais”, afirma o vencedor André Luis Ribeiro, que é da região. Entre os quatro finalistas, apenas André Luis e Carlos Henrique são da Alta Mogiana.
O “Cup Tasters” reconhece o profissional com talento, agilidade e precisão quando se trata de prova de cafés especiais. Três xícaras com café são preparadas. Duas delas são idênticas e a outra é de um café diferente. O competidor tem que identificar a xícara de café diferente.
O campeonato foi organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec) e Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana.
“Hoje foi mais concorrido do que imaginamos. Ficou bem difícil e disputado. Queremos colocar o nível da competição cada vez mais elevado até a final”, disse Juliana Roque, da BSCA.
Amanhã (19) terá o Brewers (métodos de preparo manual). A modalidade ressalta a arte no preparo de café através de métodos manuais filtrados, evidenciando a importância da excelência no grão e no serviço.
“É a primeira vez que trazemos as competições para o Alto da Mogiana. Foi uma experiência muito positiva. Recebemos provadores da região e de fora. Foi emocionante”, disse Patricia Milan, superintendente da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana.
SimCafé
O SimCafé vai até amanhã, no espaço Villa Ventura. A ideia é permitir maior proximidade dos cafeicultores com modalidades de competição, de modo que possam acompanhar de perto como a excelência na qualidade dos grãos impacta no potencial dos profissionais da cadeia produtiva, valorizando os esforços no campo para a produção dos grãos especiais.
Voltado para funcionários da Cocapec e produtores rurais, a programação do simpósio conta com visitações, workshops e palestras. Cerca de 80 empresas de insumos agrícolas, máquinas e implementos, saúde animal, concessionárias de veículos, meio ambiente e sustentabilidade expõem seus produtos.