ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ameaça de mudança climática promove novas variedades de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/07/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Key Coffee Inc., empresa japonesa localizada em Tóquio, está testando 35 variedades de plantas produtoras de arábica na Indonésia em colaboração com a World Coffee Research of Oregon e o Instituto Indonésio de Pesquisa de Café e Cacau.

Aproximadamente metade das variedades plantadas há dois anos pode ser adequada para o cultivo nas terras altas de Celebes (Sulawesi), onde a empresa administra sua própria fazenda.

“A ameaça da mudança climática é real em nossa propriedade”, disse Masataka Nakano, vice-gerente geral da divisão de marketing da torrefadora em uma entrevista em Tóquio. “Como a diferença entre as estações chuvosa e seca torna-se incerta e a quantidade de chuva instável, nossas colheitas são vulneráveis a danos”, concluiu.

Segundo a World Coffee Research, a previsão é de que o consumo mundial de café cresça até 2050 2% ao ano e a produção deva dobrar para continuar esse ritmo. No entanto, de acordo com o órgão de pesquisa, áreas adequadas para a produção de arábica podem ser cortadas pela metade até 2050.

Os grãos arábica são preferidos pelo seu melhor aroma e sabor, enquanto os robusta, com maior rendimento e mais resistentes às doenças, são utilizados principalmente para o café instantâneo. Para o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a previsão é de que o arábica responda por quase 60% da produção mundial de café no atual ano comercial.

Segundo Nakano, a Key Coffee quer adicionar novas variedades às cinco já existentes de café arábica na fazenda, para que a qualidade e a quantidade possam ser mantidas mesmo em condições climáticas anormais.

De acordo com a Associação Nacional Japonesa de Café, um grupo de empresas torrefadoras de Tóquio, para produzir arábica de boa qualidade, as temperaturas devem permanecer entre 18 e 21 graus Celsius durante todo o ano, com uma precipitação anual de cerca de 2.000 milímetros e uma grande amplitude entre as temperaturas diurna e noturna.

Para aumentar a produção em um clima desfavorável, os produtores podem aumentar o plantio de robusta ou fazer um cruzamento entre as variedades arábica e robusta que é mais fácil de cultivar, disse Toyohide Nishino, diretor executivo da Associação Nacional de Café do Japão. “Haverá grãos arábica menos puros e eles serão mais caros”, disse Nishino em entrevista em Tóquio. “Para garantir o abastecimento, as empresas torrefadoras devem aprofundar o relacionamento com os produtores e pagar mais por eles”.

Na Colômbia, que é o maior produtor de arábica depois do Brasil, os produtores estão multiplicando as plantações de uma variedade recém-desenvolvida, Cenicafé 1, que é um cruzamento entre Caturra - um arbusto anão comum em toda a América Latina - e o híbrido de Timor, a cepa criada pelo cruzamento espontâneo de plantas de arábica e robusta na ilha do Sudeste Asiático.

Segundo Nakano, a Key Coffee não pretende usar um cruzamento em sua fazenda, porque teme que o aroma e o sabor não sejam tão bons quanto os do arábica puro.

As informações são da Bloomberg / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures