ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Alterações quanto à Cédula de Produtor Rural (CPR) afetam mercado de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/10/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

Um produto relevante nas exportações brasileiras, o café, no momento, passa por dificuldades relacionadas às condições climáticas e ao acesso a insumos, que causam variações de preços, afetam as negociações e trazem mal estar ao setor e, por sua vez, provocam modificações na legislação. Os players desse setor buscam soluções para essas questões e devem estar atentos às mudanças legais para a tomada de decisões acertadas e para a segurança das operações.

Como ocorre em vários mercados, a Cédula de Produtor Rural (CPR) no café é o título mais utilizado nas negociações e sua forma de trabalho passa por constantes alterações para que possa operar com validade e eficácia negocial e jurídica. Entre as novas obrigações, estão o registro da CPR em entidade autorizada pelo Banco Central do Brasil e novos requisitos de redação do título.

Segundo o advogado especializado em agronegócio, Vinicius Souza Barquette, houve várias alterações significativas em relação à Lei da CPR. Entre elas, ele cita a ampliação do conceito de produtos rurais e da lista de pessoas físicas e jurídicas que podem emitir o título, regras mais claras em relação à forma de assinatura eletrônica aceita para emissão desse título, aumento do prazo para registro ou depósito da CPR em entidade autorizada pelo Banco Central e alteração da competência para o registro da alienação fiduciária de produtos agropecuários.

Barquette comenta que o novo texto, embora tenha apresentado novas situações, não tem sido visto como um portador de benefícios. “Na verdade, embora tenha mais cara de novas obrigações, o grande benefício é o fato de a lei ter regulamentado melhor os mecanismos de negociação dentro da CPR, como a utilização de patrimônio rural de afetação, alienação fiduciária, assinatura eletrônica, entre outros, o que confere segurança para as operações”, ressalta.

A legislação

Em 1994, com o Brasil às voltas com grandes mudanças sociais, políticas e econômicas, foi instituída a Cédula de Produtor Rural (CPR), um dos principais instrumentos de financiamento privado do agronegócio, pois facilita a comercialização de produtos agropecuários.

Trata-se de um título representativo de promessa de entrega de produtos rurais e seu conceito é bem simples: o agricultor promete a entrega do produto rural ao investidor em troca de financiamento de seus negócios.

Em 2020, entrou em vigor a Lei n° 13.986/2020, também conhecida como a Nova Lei do Agro. Um de seus objetivos é estimular e facilitar a liberação do crédito rural por meio de financiamento privado via mercado de capitais.

Desde então, as mudanças ocorrem em ritmo acelerado e a última alteração foi a entrada em vigor da Lei 14.421/22, que modificou a legislação agrícola pertinente à Lei da CPR, a Lei dos Registros Públicos, o Decreto-Lei de Desapropriação por Utilidade Pública, o Decreto-Lei do Crédito Rural, a lei dos Títulos de Créditos do agronegócio e outros.

As informações são do portal A Lavoura.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures