Neste mês, o programa do governo alemão para o desenvolvimento do setor privado em mercados emergentes, develoPPP.de, trouxe, com sucesso, projetos para negócios de café e mel na Etiópia.
Iniciada pelo Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) implementou as medidas para fomentar a produção de café e mel juntamente com as empresas alemãs Original Food e Tuchel & Sohn, nas regiões Kafa e Sheka, sudoeste da Etiópia.
Os projetos chegaram ao fim após três anos. Através do develoPPP.de, a Alemanha fornece suporte profissional à empresas que investem em países emergentes. Em Kafa e Sheka, a iniciativa ajudou a fortalecer e expandir o processamento, manufatura e exportação de café silvestre, além de desenvolver as exportações de mel, promovendo o manejo florestal sustentável nas regiões juntamente com os negócios alemães.
Em três anos, o número de pequenos proprietários organizados em cooperativas aumentou. São 7.500 produtores envolvidos nas vendas de café silvestre certificado e 8.500 produtores de mel em qualidade de exportação pela primeira vez na Etiópia.
As exportações de café silvestre certificado também aumentaram, com 350 toneladas de cafés especiais atualmente sendo produzidos. O projeto contribuiu para o manejo sustentável de 57.164 hectares de florestas de Afromontane, no sudoeste da Etiópia.
“A cooperação para o desenvolvimento não só tem o potencial de apoiar os indivíduos, mas também de aumentar os mercados. Juntos, os atores podem introduzir e apoiar o conceito de sustentabilidade para modelos de negócios e o equilíbrio entre homem e natureza, visível em Kafa e Sheka”, disse Hanspeter Schwär, conselheiro econômico da Embaixada da República Federal da Alemanha.
Matthias Rompel, diretor da GIZ Etiópia, acrescentou: “A cooperação com o setor privado é de grande importância para a GIZ e para o desenvolvimento sustentável em geral. O crescimento econômico é um requisito fundamental para o desenvolvimento de um país. Esses projetos mostram como a Alemanha suporta modelos de sucesso para os negócios e também garante que todas as partes da cadeia de valor sejam beneficiadas”.
Em nome do governo alemão, a GIZ vem implementando vários programas alinhados aos objetivos do governo da Etiópia, concentrando-se no desenvolvimento rural e segurança alimentar, na educação e formação vocacional, conservação da biodiversidade e criação de emprego.
As informações são do www.newbusinessethiopia.com / Tradução Juliana Santin