Relatório da consultoria Safras & Mercado aponta que até 13 de janeiro foram comercializadas 77% da safra de café 2019/2020, porcentagem acima da média dos últimos cinco anos. Em relação ao último levantamento, de 10 de dezembro, a comercialização evoluiu em 6 pontos percentuais.
Com isso, já foram comercializadas 43,92 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa da consultoria, de uma safra 2019/2020 de café brasileira de 57,05 milhões de sacas.
Segundo o consultor de Safras & Mercado, Gil Barabach, o produtor soube aproveitar bem a disparada do preço, o que explica o bom fluxo de venda ao longo de dezembro. “Isso apesar de questões tributárias e do natural arrefecimento das negociações no período de festas de final de ano. Um jeito do produtor contornar a questão tributária foi fechar negócio para receber no começo de janeiro. Em todo caso, o mercado seguiu muito ativo, o que é plenamente justificável visto os preços extremamente atrativos”, comentou.
76% da safra de arábica já foram comercializadas, as vendas desses cafés estão bem acima de igual época do ano passado, com 65%, e também mais altas que a média para o período, 72%. As vendas de canéfora (conilon) também ganharam ritmo e alcançam 79% da safra, acima de igual período do ano passado e média dos últimos 5 anos para o período, ambas com 77%.
As informações são da Agência Safras