Quase três anos depois que o furacão Maria, de categoria 5, atingiu a ilha de Porto Rico, a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos Estados Unidos (FEMA) anunciou um investimento de US$ 2,6 milhões para ajudar a revitalizar o setor agrícola do território.
Através do Escritório Central de Recuperação, Reconstrução e Resiliência de Porto Rico (COR3), desse total, US$ 1,4 milhão irá para empregos e instalações como parte de um programa de comércio de café realizado pelo Departamento de Agricultura de Porto Rico. Mais especificamente, apoiará 13 funcionários na única instalação centralizada de processamento e armazenamento de café de Porto Rico, na cidade de Adjuntas, na região montanhosa produtora de café da região centro-oeste da ilha.
“Segundo o engenheiro agrônomo Jorge Quiles Maldonado, diretor do programa, seu impacto econômico é incalculável, pois engloba múltiplas indústrias que giram em torno do produto, sua embalagem, distribuição e venda”, disse a FEMA sobre a unidade de processamento de café, que também contará com um laboratório onde os produtores podem medir a qualidade do café.
O furacão Maria por si só destruiu cerca de 80% a 85% das safras de café de Porto Rico em setembro de 2017. Embora alguns esforços do setor privado e liderados por ONGs tenham ajudado na reconstrução em larga escala do setor, o governo federal dos Estados Unidos tem estado até este ponto lamentavelmente lento para agir sobre a concessão de ajudas agrícolas ao território.
“Hoje podemos dar um passo à frente na recuperação do setor agrícola”, afirma o Secretário do Departamento de Agricultura de Porto Rico, Carlos Flores Ortega. “Essas verbas representam uma ajuda para a melhoria da infraestrutura e, sem dúvida, para a melhoria dos serviços em favor dos nossos milhares de agricultores”, finaliza.
As informações são do Daily Coffee News. Tradução Juliana Santin