Desde segunda-feira (17), os Emirados Árabes Unidos estão participando da Semana do Café, em encontros que acontecerão até o dia 25 de outubro. O objetivo é gerar oportunidades de negócios para os exportadores brasileiros do segmento e, para isso, estão sendo promovidos diversos roadshows em câmaras de comércio no país árabe, cada um com encontros B2B e apresentações sobre a história e a importância do café para a economia e o comércio do Brasil.
A ação é organizada pela Embaixada do Brasil em Abu Dhabi, em colaboração com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, com liderança da embaixadora Eliana Zugaib, encarregada de negócios da embaixada, e o diretor e chefe do Escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo. As empresas que estão participando são fornecedoras do setor, como Pantanal General Trading, Ducoffee, Nares Group, Anorka Food Industries L.L.C, Gostoso Coffee e Três Marias Coffee.
Os roadshows estão sendo realizados em diferentes locais a cada dia e começaram pela Câmara de Comércio e Indústria de Abu Dhabi, em 17 de outubro, seguido de DMCC Coffee Center, em 18 de outubro; Câmara de Comércio e Indústria de Sharjah, em 19 de outubro; Câmara de Comércio e Indústria de Ajman, em 20 de outubro; Câmara de Comércio e Indústria de Ras Al Khaimah, em 24 de outubro; e Câmara de Comércio e Indústria de Fujairah, em 25 de outubro.
Zugaib disse que essa oportunidade está sendo excelente a fim de compartilhar a experiência do Brasil no setor e a qualidade do café nacional. “Sendo o Brasil o maior produtor e exportador de café do mundo, além do segundo maior mercado consumidor, certamente fomentaremos ainda mais parcerias e oportunidades de negócios entre empresários dos dois países”, afirmou em material divulgado.
O presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, ressaltou a crescente demanda árabe por importação de café e a grande população consumidora local. Ele percebe a oportunidade para o Brasil de fornecer cafés exclusivos e especiais. “A Semana do Café Brasileiro é a plataforma ideal para mostrar a singularidade e a qualidade dos nossos produtos e explorar mais oportunidades de negócios na região”, disse.
O mercado árabe responde atualmente por 1,8% das exportações brasileiras de café, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) relativos ao período de janeiro a setembro deste ano. Os brasileiros embarcaram ao mercado árabe nestes meses 529,7 mil sacas de café de 60 quilos, o que gerou receita de US$ 136,4 milhões.