A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) lança nesta segunda-feira (3/8) uma nova campanha de marketing com ações em emissoras de rádio e tevê e em portais de notícias, conteúdo e entretenimento, além das mídias sociais. A campanha deve intensificar um dos conceitos mais trabalhados pela Abic, a pureza como sinônimo de confiança para o consumidor.
A ação vai veicular informações diversas, por exemplo, sobre como é concedido o Selo de Pureza concedido pela Abic a marcas de café nacionais, explicando o trabalho de coleta do café nas prateleiras feito pelos auditores e as rigorosas análises em laboratórios credenciados.
Veja uma das peças que será veiculada na campanha:
O investimento estimado é de R$ 2 milhões, custeado através da verba de fundo reserva e da contribuição extra das empresas associadas da Abic. A ação pretende, ainda, divulgar os benefícios do consumo regular e diário do café para um público-alvo de donas de casa da Classe C, com mais de 25 anos, segundo a associação. A meta é atingir 16 milhões de brasileiros.
Com o mote “Bota mais café no seu dia”, a campanha quer despertar as pessoas para novas ocasiões de consumo, associando a bebida a comportamentos dinâmicos, como ‘reúne, aquece e anima’, e aos conceitos de ‘energia, disposição e saúde’. “Pretendemos mostrar, de forma descontraída e até irreverente, que o café é um importante e prazeroso aliado para que se possa dar conta das tarefas diárias”, diz Ricardo Silveira, presidente em exercício da Abic. Como exemplo, o vice-presidente de Marketing e Comunicação da entidade, Pavel Cardoso, cita algumas frases criadas para as peças publicitárias: “Vai precisar de energia? O dia longo acabou com seu pique? Bota mais café no seu dia”.
Rádios e internet
A Abic espera alcançar impacto a nível nacional através de veiculação em 54 emissoras de rádios de todo país (das capitais e do interior), emissoras de televisão e em portais na internet. Para multiplicar e regionalizar as ações, a Associação conta com a parceria de seus associados, que podem utilizar todos os materiais e aplicar suas marcas, promovendo localmente a campanha.
Também estão disponíveis artes digitais para estampar em camisetas, bottons e até para produzir cartaz para ser colocado na parte frontal dos carrinhos de supermercados de suas cidades. As torrefadoras receberam ainda um kit com 50 bonés que trazem impresso o mote “Bota mais café no seu dia”, para ser usado pelas equipes de vendas ou distribuído a clientes.
Selo de pureza
Em 2014 o Selo de Pureza da Abic, que certifica marcas de café nacional quanto a pureza de seus produtos, completou 25 anos. Na época, a Associação lançou uma campanha para comemorar a data e valorizar o setor industrial nacional. Leia mais, aqui.