A Expocafé acontece na próxima semana, em Três Pontas (Sul de Minas). O evento, realizado pelo Governo de Minas Gerais, ocorre de 16 a 18 de maio no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).
O 9º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira abre a programação técnica da Expocafé no dia 15 de maio. O evento, que é voltado para participantes previamente inscritos, tem como tema “Manejo mecanizado e colheita seletiva visando a qualidade do café.” As inscrições podem ser feitas pelo site até o dia 10/05 ou no dia e local do evento. Os valores variam de R$ 50 para estudantes (com apresentação da carteira) e R$ 100 para os demais.
Com um público estimado de 15 mil visitantes, a Expocafé conta com cerca de 160 empresas expositoras, a maioria vinda do interior de São Paulo. Segundo a coordenadora do evento, Ana Paula Pinheiro, a cada ano a feira está se renovando para atender a necessidade dos visitantes. “Nesse ano a área da foi expandida para 14 mil m², um aumento de 16% em relação a 2017. Outro grande diferencial é que além da exposição de máquinas, a Expocafé prioriza o conhecimento, com uma programação técnica diversificada,” avalia.
A empresa agrícola Agrolord, que atua no ramo de filmes plásticos agrícolas, participa pela primeira vez da feira. “Sabemos que a Expocafé tem uma movimentação de pessoas diretamente relacionadas à cultura do café e que estão dispostas a conhecer as tecnologias que os auxiliem no seu dia-a-dia", avalia Nelson Iida, gerente de Plasticultura da empresa, que apresentará um plástico filme ecologicamente correto destinado ao cuidado com o solo.
A empresa Solarizar, voltada para a captação de energia solar, também participará da feira pela primeira vez. “Os produtores de café são um público em potencial para o nosso negócio, de acordo com as instalações já realizadas na região, então temos grandes expectativas em relação à Expocafé” afirma o gerente comercial Fábio Henrique. A empresa trabalha com energia solar fotovoltaica, o que possibilita o funcionamento do maquinário 24h por dia, trazendo ainda a possibilidade de redução no valor da energia elétrica. A empresa vai apresentar produtos, projetos e planos de instalações personalizados
O Banco Santander oferecerá linhas de financiamento de longo e curto prazo, como o Crédito Pessoal (CP Agro), financiamento de máquinas, equipamentos e implementos (CDC Agro), Consórcio Agro e Seguro, adequado à capacidade de pagamento do produtor de acordo com a colheita.