ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A colheita da safra 2016 de café do Brasil se aproxima do fim

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/08/2016

1 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

As principais regiões produtoras de café no Brasil trabalham em ritmo de reta final da colheita na atual safra. Com início adiantado nas lavouras de arábica, produtores registraram problemas com a chuva fora de época que atingiu cafezais e pegou cafés no terreiro em entre maio e meados de junho.

Nesta sexta-feira (26/8), o Conselho Nacional do Café (CNC) informou que a colheita da safra 2016/2017 de café do Brasil se aproxima do fim, devendo encerrar-se em meados de setembro. O informativo explica que, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - Cepea, apesar dos prejuízos causados pelas chuvas em praticamente todas as regiões, de forma geral, o balanço da safra 2016/2017 indica volume e qualidade superiores aos da temporada passada.

Veja, abaixo, o quadro que resume os resultados do levantamento realizado pela instituição de pesquisa:


Quadro: Andamento da safra 2016 de café no Brasil


Safra 2017
Em relação às condições climáticas que afetam o desenvolvimento da safra 2017/2018 do Brasil, o CNC informou que a passagem da frente fria seguida de massa de ar polar, nessa semana, não impactou negativamente o cinturão cafeeiro de arábica. Porém, como o próximo ano será de bienalidade negativa e o nível de desfolha dos cafeeiros está acentuado, segundo a Fundação Procafé, a produção de arábica deverá ficar aquém do potencial.

Há preocupação com o pegamento das floradas do café conilon, observadas na segunda semana de agosto, devido ao clima quente e seco no Espírito Santo e em Rondônia. O Cepea relatou que, embora muitos produtores capixabas façam uso da irrigação, prefeituras vêm limitando a utilização da água durante algumas horas do dia, em função dos baixos níveis dos rios. Já em Rondônia, apenas a irrigação não é suficiente para garantir o pegamento da florada, havendo o risco do sol forte queimar as plantas.

A tendência agora é de aumento da temperatura e ocorrência de precipitações esparsas, com risco de temporais em parte das áreas produtoras. Nos próximos quinze dias, a Climatempo estima chuva acumulada entre 30 e 50 milímetros nas principais origens. Veja como deve ficar o clima no seu município, clicando aqui

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUÍS RIBERTO DUPRAT

NOVO HAMBURGO - RIO GRANDE DO SUL

EM 29/08/2016

Como brasileiro,muito me orgulha a situação do café do Brasil no mercado internacional. Acredito  que os próximos anos produzirão grandes resultados para o nosso comércio exterior.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures