Segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado, a colheita de café da safra 2018/2019 no Brasil atingiu 88% até a última terça-feira (14). De uma semana para a outra, houve um avanço de pouco mais de cinco pontos percentuais.
Apesar do avanço, os trabalhos seguem em atraso em relação aos últimos anos. No mesmo período do ano passado, a colheita já estava em 91%, enquanto que a média dos últimos 5 anos para o período é de 86%.
Para Gil Barabach, analista de mercado da Safras & Mercado, o clima segue favorável e a colheita do conilon já foi finalizada. “A colheita de arábica chega à reta final, confirmando a perspectiva de safra recorde e de boa qualidade”, disse.
Tomando por base a estimativa da consultoria – de produção de 60,5 milhões de sacas no País – até o momento já foram colhidas um total de 53,14 milhões de sacas. Para o arábica, os trabalhos alcançam 84% da safra (no mesmo período do ano passado estava 88% concluído e para a média do período, 81%). Já os trabalhos com o conilon estão finalizados. Tanto no ano passado como na média dos últimos cinco anos a colheita da variedade já havia sido encerrada nesta época.
As informações são do Portal Notícias Agrícolas.