O ano de 2023 será muito importante na consolidação de resultados de pesquisas na Parceria Público Privada (PPP) entre a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Fundação de Desenvolvimento do Café do Cerrado (Fundaccer), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Embrapa, iniciada em 2015.
Os resultados da quarta colheita de safra do projeto “Unidades Demonstrativas de Cultivares de Café”, em propriedades do Cerrado Mineiro, serão apresentados durante a Rodada Integra Cerrado Mineiro, nos municípios de Campos Altos, Carmo do Paranaíba, Varjão de Minas, Monte Carmelo e Patrocínio, de 29 de maio a 2 de junho. As unidades integram um projeto criado para identificar as variedades de café mais adequadas e produtivas para diferentes condições de clima, solo e altitude da macrorregião.
O trabalho conta com experimentos implantados em 2016, em 22 propriedades rurais, de 12 cidades da Região do Cerrado Mineiro (RCM), além de uma unidade no Campo Experimental da Epamig, em Patrocínio (MG).
Segundo o superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, após quatro safras colhidas, o projeto trará resultados expressivos para a Região do Cerrado Mineiro em produtividade e qualidade. “Para dar sequência ao Planejamento da Rodada de divulgação destes resultados, estivemos reunidos recentemente com equipes da Federação, Fundaccer, Epamig, Embrapa e Universidade Federal de Uberlândia. Para fomentar a disseminação dos resultados desta pesquisa inédita na RCM, irão somar ao projeto os pesquisadores da UFU - Campus Patos de Minas, que irão incrementar inteligência artificial e sistematizar as informações, gerando ainda mais valor ao programa, facilitando a tomada de decisão dos cafeicultores da região”, pontua.