As inscrições para o 32º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café estiveram abertas até setembro. Hoje, a edição contabilizou o total de 574 amostras recebidas pela Experimental Agrícola do Brasil/illycaffè.
Segundo o Dr. Aldir Teixeira, Diretor-Geral da Experimental e Presidente da Comissão Julgadora do Prêmio desde a primeira edição, em 1991, este número é significativo principalmente pelas adversidades climáticas e por ser um ano de baixa safra. “A seleção das 40 finalistas será muito difícil, pois recebemos muitos cafés com nota máxima, com excelente qualidade”, adianta.
Nesta edição, serão selecionados os vencedores Regionais das amostras adquiridas pela illy. No prêmio Nacional, serão selecionados 40 produtores finalistas que concorrerão aos seis primeiros lugares. Desses seis, os três primeiros serão classificados para participar do 8º Prêmio Ernesto Illy Internacional, que acontece em 2023. Todos recebem prêmios em dinheiro e diploma.
A divulgação dos 40 finalistas está prevista para novembro de 2022 e a cerimônia de premiação deve ocorrer em abril de 2023, em datas ainda a serem definidas pela illycaffè.