Nos dias 2, 3 e 4 de outubro, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, em Patrocínio (MG), acontece a 26ª edição do Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro. Com objetivo de fortalecer o conhecimento e dar estímulo aos negócios da região, o evento é uma forma de dar visibilidade às iniciativas da cafeicultura e mostrar ao público diversas novidades em produtos, serviços e ações.
Para esta edição terá uma Central de Negócios, promovida pela ACARPA, Expocaccer e Sicoob Coopacredi, em que os produtores poderão trocar os cafés por produtos, além da distribuição de cupons para quem fizer negócios nestes três dias.
“Qualidade e produtividade” é o tema central que norteará a edição, que visa conectar produtores, profissionais e lideranças, estimulando a cooperação na busca por soluções frente aos grandes desafios e oportunidades da cafeicultura e agronegócio.
Programação
A cerimônia de abertura será no dia 2 de outubro, às 10h. Às 13h haverá o Workshop de Mecanização, que abrangerá sua importância e seus reflexos de inovação e tecnologia. No mesmo dia também ocorrerá o 1º Encontro de Mulheres que inspiram o Cerrado Mineiro, com representantes da cadeia do agronegócio e também do setor produtivo no que tange os impactos do agronegócio no contexto econômico e social.
No dia 3 de outubro o tema central será “Qualidade”, que abordará sobre Cafés de Qualidade, demanda Nacional e Internacional, o que o mercado quer, quanto custa e como fazer. Neste dia também haverá um almoço com os produtores familiares, com temas como Associativismo e Qualidade e Educação Financeira – Em busca da Sustentabilidade Financeira. E a Solenidade do Prêmio de Produtividade ACARPA, onde serão conhecidos os finalistas deste produto.
No dia 4 de outubro haverá o Dia de Campo (Circuito da Cafeicultura) pela manhã e a tarde o tema abordado será “Produtividade”, em que os debatedores falarão sobre irrigação, nutrição, técnicas de alta produtividade e gestão sustentável do controle de pragas e doenças do cafeeiro.
Para o presidente da ACARPA, Frederico de Queiroz Elias, será um evento de grande alcance do qual valerá a pena participar. “Teremos discussões entre os principais temas e sobre como avançar ainda mais do que já temos feito”, completa. A Cafeicultura é uma vitrine de organização e inovação, exemplo para o cenário internacional e nacional. É fundamental que as lideranças se atentem para a região e apoiem o desenvolvimento.
O público contará ainda com dois espaços que foram idealizados (Arena Cerrado e Arena ACARPA) e dois auditórios (ARENA ACARPA E ARENA CERRADO), que serão disponibilizados para apresentações e debates de diferentes temas. Os participantes poderão debater problemas, soluções e tendências, estimulando o networking e promovendo novas oportunidades.
Mais informações: www.seminariodocafe.com.br