A 20ª edição do Cup of Excellence de Honduras resultou na consagração de 25 produtores, cujos cafés verdes de alta qualidade estão indo para um leilão on-line no dia 16 de agosto. Em parceria com o Instituto Hondurenho do Café (Ihcafé), o programa incluiu dois cafés que alcançaram mais de 90 pontos, de acordo com os resultados do júri internacional.
O vencedor foi o café da variedade geisha, de processo lavado, da Fazenda La Salsa, produzido por Benjamin Paz Muñoz, no departamento de Santa Bárbara, que obteve 91,25. “Estou cheio de gratidão por ter alcançado este objetivo”, disse Muñoz.
Já o segundo lugar foi para o café lavado das variedades geisha e pacamara amarillo, produzidas pela família Mierisch em Comayagua, na Fazenda Santa Lúcia, que obteve 90,03 pontos.
O terceiro lugar, também um geisha de processo lavado, cultivado em Santa Bárbara, foi produzido por David Omar Muños Ulloa na Fazenda La Colmena, e atingiu uma pontuação de 89,5 pontos.
Os organizadores estão preparando um leilão “National Winners” para outros 14 microlotes que pontuaram entre 85,76 e 86,94, após o rigoroso processo de julgamento da competição.
As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin