Em sua 20ª edição, o Concurso Conilon de Excelência Cooabriel - Edição 2023 divulgou o nome dos dez produtores finalistas de cada categoria. Este ano, foram inscritas 122 amostras, sendo 104 na categoria Café Natural e 18 de Café Fermentado. Os cafés são referentes à safra 2023 e foram produzidos por cooperados do Espírito Santo e do sul da Bahia. Confira os nomes selecionados:
O especialista em qualidade do café, Vanildo Pagio, participa das provas de seleção desde as primeiras edições. Chegando à sua 18ª participação, o provador afirma que a evolução da qualidade é notável e ressalta que o conilon tem um grande potencial no que se refere à qualidade. “É um fruto de extrema qualidade e com um potencial ainda maior, pois se o produtor realizar alguns processos além, o grão absorve e responde no resultado da bebida”, destaca.
Ele avalia que os concursos contribuem para a evolução dos cafés como um todo: “Quando provamos um café de concurso, há um objetivo, além de descobrir a qualidade daquela amostra. O objetivo principal é que essa qualidade alcançada seja replicada à produção como um todo e para mais produtores. Isso certamente gera um grande valor para o produtor, pois além do fator econômico, há o sentimento de estar fazendo um produto de extrema qualidade, apreciado por muita gente”.
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, considera que, chegando a duas décadas de realização do concurso, os propósitos foram alcançados. “Nos últimos anos, o produtor investiu em conhecimento e tecnologia e trabalhou com maestria. Isso tem feito diferença nos resultados. É preciso olhar para trás e ver tudo o que já foi construído em benefício da cultura do conilon e dos seus produtores. Estamos celebrando 20 anos com um sentimento de dever cumprido”, afirma.
A prova de ranqueamento dos finalistas acontecerá no mês de outubro e será dirigida pelo especialista internacional Silvio Leite. Os grandes vencedores serão revelados na Cerimônia de Premiação, marcada para o dia 20 de outubro, em São Gabriel da Palha (ES).