Em Goiás, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já começaram a coletar os dados que irão ajudar a compor o 2° Levantamento da Safra de Café 2021/2022. Os trabalhos seguem até o dia 8 de maio e são feitos de forma presencial em campo e por meio de monitoramento remoto de imagens de satélite, mapeamento dos cultivos, além de contatos digitais e telefônicos.
Estão incluídos na pesquisa os municípios que concentram a maior parte das plantações do produto no estado: Cristalina, Catalão e Campo Alegre de Goiás. O levantamento das áreas cultivadas, produtividades estimadas, comercialização e os estágios de desenvolvimento das culturas estão entre as informações coletadas.
A Bahia também receberá os técnicos da Conab. Serão visitadas áreas de cultivo na região litorânea e no planalto do estado. A Conab iniciará pelo Baixo Sul, Sul e Extremo Sul da Bahia, onde é cultivado o café canéfora (conilon). A seguir, serão avaliadas as regiões da Chapada Diamantina e do Planalto da Conquista, onde a produção do café arábica é predominante. A Bahia é o único estado produtor de café na região nordeste do Brasil e o quarto maior produtor nacional, ficando atrás de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.
No dia 25 de maio, a Conab divulgará o boletim completo dos estados no site e, às 9h, através do YouTube.
As informações são da Gerência de Imprensa da Conab.