Após apuração dos lotes de café inscritos no XVII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, a cooperativa divulgou os classificados para o concurso de 2020. Das 62 amostras inscritas, 10 foram selecionadas e disputarão a classificação final, conforme previsto no regulamento do concurso.
Os cafés classificados tiveram procedência das lavouras do Espírito Santo e da Bahia. São 5 lotes de conilon natural e 5 de conilon cereja descascado. A classificação final com os campeões de cada categoria será divulgada em evento semipresencial, marcado para o dia 28 de outubro.
Buscando incentivar a produção de café de qualidade, a 17ª edição do concurso é um projeto da Cooabriel e foi o primeiro realizado em café conilon para análise sensorial da variedade que se tem registro.
“Notamos que a qualidade dos cafés melhorou em relação ao ano passado. Neste ano, o clima ajudou, mas também houve um desempenho maior dos produtores que buscaram mais conhecimento. Os lotes estão muito bons nas duas categorias e a disputa bastante acirrada”, disse um dos degustadores do concurso, José Carlos Azevedo.
Premiação
Serão distribuídas 66 sacas em prêmio aos vencedores. Os prêmios equivalem a café tipo 7 na seguinte ordem:
Premiação para classificados em café Natural:
1º lugar – 10 sacas
2º lugar – 8 sacas
3º lugar – 6 sacas
4º lugar – 5 sacas
5º lugar – 4 sacas
Premiação para classificados em café Cereja Descascado:
1º lugar – 10 sacas
2º lugar – 8 sacas
3º lugar – 6 sacas
4º lugar – 5 sacas
5º lugar – 4 sacas
Confira abaixo a lista dos finalistas: