O clima é um dos assuntos mais analisados quando se trata da agricultura. Nessa última safra cafeeira, tem se mostrado muito relevante, causando dúvidas e inseguranças aos cafeicultores, além de ser um dos fundamentos de mercado que impactam diretamente na formação dos preços do grão.
Devido ao longo período de estiagem no ano de 2020, torna-se necessário analisar como as plantas serão atingidas e como isso irá interferir na produtividade das lavouras na próxima safra. É agora que, mais do que nunca, os olhos devem estar voltados para a previsão do tempo.
Pensando nisso, a Yara Brasil Fertilizantes promoverá um webinar na próxima quarta-feira (30/9), às 18h30, com o intuito de levar informação aos cafeicultores e auxiliar na tomada de decisões quanto à condução das lavouras. O encontro também discutirá técnicas de adubação e nutrição de plantas que possam minimizar os impactos negativos causados pelo déficit hídrico.
Intitulado O clima e seus impactos na Cafeicultura Brasileira - situação atual e perspectivas para a safra 2020/21, o evento será ministrado pelo Prof. Dr. Paulo Cesar Sentelhas, titular da área de Agrometeorologia da ESALQ/USP.
Na ocasião, ele apresentará uma análise da situação atual do clima e seu impacto nas lavouras cafeeira na safra 2020/2021, baseada em modelos climáticos dos últimos 40 anos. Serão observadas as regiões cafeeiras do Cerrado, Sul e Oeste de Minas, Campos das Vertentes de Minas, Matas de Minas, Espírito Santo, Sul da Bahia e Alta Mogiana Paulista, abordando tanto o café arábica quanto o café canéfora (conilon).
Para participar, basta clicar aqui através do computador ou baixar o aplicativo Microsoft Teams no celular.